Audiência pública discute déficit de atenção e hiperatividade com profissionais de saúde e educação

26/08/2013 12h59 | por Rodrigo Rossi
Deputado Rasca Rodrigues (PV).

Deputado Rasca Rodrigues (PV). Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Deputado Rasca Rodrigues (PV).
Uma audiência pública proposta pelo deputado Gilberto Martin (PMDB) discutiu, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira (26), as possibilidades de detecção e tratamento sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Médicos, psicólogos, pedagogos e outros representantes do segmento educacional, além de membros do poder público, participaram da reunião. Ainda na semana passada o projeto de lei nº 207/2013, de Martin, instituindo a primeira semana de agosto no calendário oficial de eventos do estado como de conscientização e informação sobre o TDAH, já aprovado em Plenário, foi enviado para sanção (ou veto) governamental.

Na avaliação do neuropediatra Sérgio Antônio Antoniuk, do Hospital das Clínicas, de Curitiba, a discussão é importante, especialmente para se colocar o tema no cotidiano das escolas e da família. “Conscientizar a escola e os professores para saber agir com estas crianças é fundamental. A questão também envolve as atribuições do poder público, que deverá ainda capacitar estes educadores e levar esta informação aos pais e familiares”.

Segundo o deputado Gilberto Martin, o objetivo do encontro foi traçar estratégias para a implantação da iniciativa legislativa. De acordo com ele, o principal foco é consolidar um programa de Estado capaz de levar a devida informação à população paranaense. “É necessário falarmos sobre este tema, sob a ótica da implantação da lei. A gente hoje precisa sistematizar alternativas para o trabalho de conscientização, porque o tratamento do TDAH, detectado precocemente, pode ser auxiliado com ajuda de profissionais e dos familiares. Às vezes o assunto é relacionado a um simples problema de comportamento de crianças agitadas ou que não conseguem se concentrar para realizar determinada atividade, mas a situação pode ser ainda mais profunda. Por isso, é importante que a gente faça essa discussão”, disse Martin.

Ouça o Podcast relacionado
 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação