Assembleia promove audiência pública on-line sobre a aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc
Encontro que vai tratar da aplicação da lei de apoio ao setor cultural em período de pandemia poderá ser acompanhado ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais do Legislativo.
A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná, promove, por iniciativa do presidente da Comissão, deputado Delegado Recalcatti (PSD), e do deputado Goura (PDT), membro da Comissão, na sexta-feira (24), a partir das 9h30, audiência pública on-line sobre a aplicação da Lei Aldir Blanc. A lei prevê auxílio financeiro a artistas e estabelecimentos culturais durante a pandemia da covid-19, que deverão ser repassados pelo Governo do Paraná e municípios.
O encontro terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, canais 20.2 em TV Aberta e 16 na Claro/Net, além das redes sociais do Legislativo.
Estão confirmadas as participações, representando o Governo do Paraná, da superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, do secretário de Fazenda, Renê de Oliveira Garcia Júnior, e da procuradora-geral do Estado, Letícia Ferreira da Silva. A audiência também contará com a participação de representantes dos diversos setores culturais do Paraná.
Objetivo - O deputado Goura disse que a audiência tem como objetivo esclarecer os artistas e produtores culturais, da melhor forma possível, sobre a aplicação da lei. “Algumas questões são fundamentais para que estes recursos emergenciais cheguem realmente a quem precisa deste dinheiro: transparência, diálogo e participação democrática”, disse Goura. “Vivemos uma emergência cultural.”
Para o presidente da Comissão de Cultura, estes recursos disponibilizados pela Lei Aldir Blanc são fundamentais para que este importante setor, que movimenta milhões e emprega milhares de trabalhadores, tenha o devido socorro durante esta crise sanitária da Covid-19. “O importante agora é viabilizarmos os recursos da lei para o Paraná e a Comissão deve trabalhar no apoio para que isso ocorra o mais breve possível”, disse Recalcatti.
Demandas - Goura também lembrou que representantes das entidades representativas das classes artísticas e culturais do estado o procuraram para tratar do auxílio emergencial já no início da pandemia, em março. Como integrante da Comissão de Cultura, Goura encaminhou as demandas ao Governo do Paraná pela Comissão.
“Estamos trabalhando para que o setor cultural tenha o devido auxílio para enfrentar as dificuldades econômicas provocadas pela pandemia. No final de junho promovemos uma conversa entre as entidades e a superintendente-geral da Cultura, Luciana Pereira, para conversar sobre o tema. O que resultou nessa audiência pública que vamos promover nesta sexta-feira (17)”, informou Goura.
Recursos da Lei Aldir Blanc - A lei foi aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado e sancionada no dia 30 de junho. No dia 10 de julho, o Governo Federal publicou a Medida Provisória 990/2020, no Diário Oficial da União (DOU), que libera os R$ 3 bilhões do auxílio.
Metade dos recursos irá para os estados e o DF e será distribuída entre eles pelo seguinte critério: 80% de acordo com a população e 20% pelos índices de rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE). A outra metade ficará com o DF e os municípios e a partilha seguirá regra semelhante: 80% segundo a população e 20% segundo o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
A previsão é que o Paraná receba cerca de R$ 150 milhões, sendo que deste total cerca de R$ 70 milhões serão repassados aos municípios, que terão prazo máximo de 60 dias após o recebimento para dar destino aos recursos. Caso isso não ocorra, eles serão automaticamente revertidos ao Fundo de Cultura do respectivo estado ou ao órgão responsável pela gestão desses recursos.
Notícias Relacionadas
Audiência Pública na Assembleia debate oceanos e sustentabilidade no litoral do Paraná
Objetivo é construir estratégias para conciliar desenvolvimento econômico, conservação ambiental e qualidade de vida, conforme a Agenda 2030.
Leia mais
Transporte aquaviário para professores das ilhas do Litoral é conquista histórica para a educação do campo, destaca deputado Goura (PDT)
O parlamentar trabalhou em parceria com a deputada federal Carol Dartora (PT) para atender demanda histórica da categoria.
Leia mais
5º Fórum Paranaense de Cannabis amplia debate sobre qualidade de vida e acesso a terapias seguras, destaca deputado Goura (PDT)
Evento na Unioeste reuniu 300 pessoas para discutir pesquisa científica, políticas públicas e as histórias de quem depende do tratamento.
Leia mais
Deputado Goura (PDT) assina carta-compromisso e defende integração da Região Metropolitana de Curitiba para enfrentar emergência climática
Elaborado a partir do Fórum de Soluções da vereadora Laís Leão (PDT), o documento estabelece uma agenda comum para enfrentar desafios socioambientais compartilhados pelos municípios da Grande Curitiba.
Leia mais