Audiência ressalta importância dos avanços tecnológicos na segurança pública Representantes das polícias do estado e órgãos do setor trouxeram novidades e ações desenvolvidas no estado em evento promovido pelo deputado Batatinha (MDB).

07/11/2023 13h31 | por Ana Luzia Mikos
Audiência ocorreu no Plenarinho da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (7).

Audiência ocorreu no Plenarinho da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (7).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Audiência ocorreu no Plenarinho da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (7).

Experiências e iniciativas voltadas à inovação na segurança pública foram trazidas à Assembleia Legislativa do Paraná por vários representantes das polícias do estado e órgãos do setor. A Audiência Pública promovida pelo deputado Batatinha (MDB), líder do Bloco Parlamentar Temático Digital e da Inovação, tratou sobre ações em andamento e as perspectivas de implementação de tecnologias de ponta para aprimorar a segurança pública paranaense.

“Queremos discutir sobre tecnologia na segurança pública, para utilizar essa ferramenta em benefício de todos os paranaenses e no combater ao crime organizado. A inovação é uma preocupação do estado, tanto que foi criada a Secretaria de Inovação Tecnológica. Tudo o que apurarmos aqui vamos encaminhar para ao nosso secretário Marcelo Rangel com a possibilidade de se tornar uma política pública e quem sabe até uma lei estadual para utilizar a tecnologia na segurança pública”, justificou o deputado Batatinha.

“Importante atualizar a segurança pública, porque é preciso usar a inteligência e as ferramentas de tecnologia para atuar junto ao cidadão e no combate à criminalidade. Os profissionais de segurança pública não podem ficar alijados nesse momento de avanço tecnológico vivido mundialmente. A Secretaria de Segurança Pública está inovando, buscando parcerias para fazer com que o profissional de segurança pública esteja atualizado”, explicou o coronel Adilson Prusse, representando no evento o secretário de segurança pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

O diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki, ressaltou que o órgão trabalha essencialmente com tecnologia trazendo maior eficiência para o sistema de Justiça e segurança pública, além de maior proteção para o cidadão.

Ele citou como exemplo ferramentas como a rede integrada de todas com todas polícias científicas do Brasil, o banco nacional de perfis genéticos e de análise balística, que fazem o cruzamento de dados. “Por usar o próprio método científico, que é decorrente da pesquisa e inovação dentro da academia, o uso da tecnologia já está no próprio DNA na Polícia Científica”, afirmou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, falou sobre a importância da tecnologia como aliada das forças de segurança e citou uma novidade que será incorporada na Operação Verão do governo do estado este ano.

“O drone será usado para fazer o monitoramento no litoral do Paraná, naquelas áreas aonde não há a presença do guarda-vidas, para que a gente possa deslocar equipes para dar o atendimento, fazer o salvamento, ou mesmo orientar essas pessoas”, explicou.

Durante a audiência, especialistas em área de atuação das forças de segurança deram palestras sobre sistemas, ações e tecnologia. Participaram o gerente técnico da Diretoria de Desenvolvimento de Tecnologia e Qualidade (DDTQ) da Polícia Militar, major Eduil Nascimento Júnior; o perito e diretor da Academia de Ciências Forenses, Alexandre de Lara; o delegado e chefe da Coordenação de Informática da Polícia Civil, Leandro Stable; o major Fabrício, do Corpo de Bombeiros , o coordenador de Gestão e Tecnologia do Detran-PR, Giovani Ferreira; e o chefe de operações de segurança da Polícia Penal do Paraná (Depen), Sidnei de Souza Geraldino, representando o diretor da Polícia penal, Reginaldo Peixoto.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação