Audiências públicas na Assembleia debatem violência obstétrica e de gênero

11/03/2022 13h20 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Uma a cada quatro mulheres no Brasil já foi vítima de violência obstétrica antes, durante e depois do parto, mas boa parte delas nem imagina que foi vítima. Assembleia debate o tema.

Uma a cada quatro mulheres no Brasil já foi vítima de violência obstétrica antes, durante e depois do parto, mas boa parte delas nem imagina que foi vítima. Assembleia debate o tema.Créditos: Vanessa Maritza

Uma a cada quatro mulheres no Brasil já foi vítima de violência obstétrica antes, durante e depois do parto, mas boa parte delas nem imagina que foi vítima. Assembleia debate o tema.

Enquanto os deputados começam a debater a  proposta do Governo que pretende desobrigar  o uso de máscaras ao ar livre  no estado,  a próxima semana na Assembleia Legislativa do Paraná também terá debates sobre combate à violência: obstétrica e de gênero.

Na segunda, dia 14 de março, a partir das nove da manhã, por videoconferência, os deputados Mabel Canto (PSC), Goura (PDT) e Cristina Silvestri (CDN), convidaram especialistas para discutir a violência obstétrica em hospitais do estado. Os três parlamentares são autores de projetos que se tornaram leis estaduais que visam proteger as paranaenses de qualquer tipo de situação de violência, antes, durante e no pós-parto.   

Além das palestras, serão exibidos vídeos com depoimentos de mulheres que sofreram violência obstétrica e reportagens sobre o tema. Lembrando que esse tipo de violência afeta uma a quatro mulheres no Brasil e ela pode ser física, sexual, psicológica ou por negligência. Em alguns casos, a mulher sofre os quatro tipos de violência ao mesmo tempo.

(Sobe som)

Na terça-feira, dia 15, às 9h, a Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia, presidida pelo deputado Tadeu Veneri (PT), com o apoio de entidades e movimentos de torcidas organizadas, realiza no formato remoto uma audiência pública para debater formas de enfrentar a violência que sofrem as mulheres e a comunidade LGBTQIA+ ao tentar frequentar ambientes esportivos. Nestes espaços, são registrados muitos casos de desrespeito e agressões contra as chamadas minorias.

(Sobe som)

Além das audiências, acontecem reuniões das Comissões de Orçamento, Constituição e Justiça e Ciência,  Tecnologia, Inovação e Ensino Superior,  e as sessões plenárias.

(Sobe som)

A agenda também será marcada com a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Assembleia e a Universidade Federal do Paraná. O objetivo será a criação do Laboratório de Práticas Legislativas (LPLegis), vinculado ao programa de Pós-Graduação em Ciência Política, com apoio da Escola do Legislativo da Assembleia. A cerimônia acontece na segunda-feira (14) às 10 horas no gabinete da presidência.

As duas instituições já são parceiras de longa data, seja na realização de cursos e palestras ou na presença da UFPR em eventos da Escola do Legislativo, como o Parlamento Universitário e a Semana Acadêmica. A assinatura do documento pretende fortalecer ainda mais essa relação.

Os debates terão transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.

 Mais informações, você encontra em www.assembleia.pr. leg.br

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação