Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária completa dez anos e é homenageado na Assembleia Legislativa Homenagem foi prestada durante concorrida sessão solene realizada nesta quinta-feira (8), conforme proposição do deputado Pastor Edson Praczyk.

08/03/2018 19h01 | por Trajano Budola e Luiz Alberto Pena.
Sessão Solene em comemoração aos "10 Anos do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária" (BPEC).

Sessão Solene em comemoração aos "10 Anos do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária" (BPEC).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão Solene em comemoração aos "10 Anos do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária" (BPEC).

Sessão Solene em comemoração aos "10 Anos do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária" (BPEC).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão Solene em comemoração aos "10 Anos do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária" (BPEC).

Sessão Solene em comemoração aos "10 Anos do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária" (BPEC).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão Solene em comemoração aos "10 Anos do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária" (BPEC).

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu sessão solene ao final da tarde desta quinta-feira (8) para, atendendo a proposição do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), homenagear o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC). A unidade da Polícia Militar do Paraná especializada na prevenção da violência no âmbito estudantil, por meio de ações ostensivas e educacionais em todo o estado, completa o seu décimo aniversário no próximo dia 19. O grupo também é responsável pela coordenação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), um trabalho educativo que já é nacionalmente reconhecido por sua excelência.

Inúmeros policiais militares que atuam junto aos colégios estaduais estiverem presentes na solenidade, também prestigiada por autoridades como o secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Julio Cezar dos Reis; o comandante do BPEC, tenente-coronel Ronaldo de Abreu; o presidente da Associação dos Oficiais e Bombeiros Militares do Paraná (Assofepar), coronel Isaias de Farias; o presidente da Associação da Vila Militar, coronel Washington Alves da Rosa; e o subcomandante do BPEC, capitão Dalton Gean Perovano.

Segundo o deputado Edson Praczyk, também autor do projeto que resultou na Lei estadual nº 17.650/2013, que regulamentou o Proerd no Paraná, o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária deve ser enaltecido pelo trabalho dos policiais que dele fazem parte. “Mais do que um ofício é uma vocação. Eles fazem a diferença na vida das crianças, como agentes protetores, amigos que defendem, orientam e encorajam, se fazendo presentes nos momentos de fragilidade a que nossos filhos são expostos”, afirmou.

Para o comandante do BPEC, tenente-coronel Ronaldo de Abreu, a homenagem da Assembleia Legislativa se estende a todos os quase 500 policiais que trabalham na prevenção de crimes e na orientação aos estudantes paranaenses. “Durante dez anos conseguimos comprovar que o serviço efetivo do batalhão é preventivo, atingindo índices de ações muito positivos. É um trabalho fundamentado em metodologias e baseado em filosofias de polícia comunitária. Nele, a Polícia Militar faz um trabalho de apoio á comunidade escolar”, explicou. Além de homenagem especial recebida do deputado Praczyk, o tenente-coronel também foi homenageado pela aluna Yeda Victoria Nunes dos Santos, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Anibal Cury Neto, com a entrega do símbolo do BPEC feito à mão pela própria estudante.

De acordo com o secretário Julio Cezar dos Reis, a homenagem demonstra o respeito da Assembleia às instituições policiais paranaenses. “Tenho um orgulho enorme pelo trabalho dos policias que atuam neste setor, porque são eles que fazem a primeira abordagem e proteção às crianças do Paraná. O policiamento comunitário é orientativo, para evitar que as crianças sejam vítimas ou entrem no mundo crime”, destacou.

A Lei estadual 15.745, de 20 de dezembro de 2007, formalizou a instituição do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), como encarregado pelo patrulhamento escolar ostensivo preventivo e permanência em áreas internas, externas e adjacentes aos estabelecimentos de ensino, atuando supletivamente na repressão a crimes e atos infracionais, visando a segurança dos alunos, a consultoria aos diretores quanto à segurança e ainda a interação com a comunidade escolar e pais de alunos. Os Decretos 2.348 e 2.349, em 2008, regulamentaram a nova unidade – o primeiro criando efetivamente o BPEC, e o segundo aprovando os quadros da organização. Mais tarde, em 2013, por força do Decreto 9.016, o Batalhão passou a ter o nome de seu idealizador no Paraná, “Coronel Anselmo José de Oliveira”, falecido em 17 de junho de 2013.

Trajetória – A criação do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária se confunde com a trajetória bem-sucedida do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que foi inicialmente aplicado no Paraná em 2000, através de uma parceria da Polícia Militar com a Secretaria de Estado da Educação, voltada para o ensino fundamental público e privado. Na época, em face de situações de violência que se intensificavam, várias solicitações de ajuda à Polícia Militar já eram feitas por parte do setor de Educação.

O Batalhão trabalha hoje com dois programas: a Patrulha Escolar Comunitária (PEC) e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Em todo o estado a unidade possui cinco companhias: 1ª Companhia, em Curitiba; 2ª em Foz do Iguaçu (Oeste), 3ª em Maringá (Noroeste), 4ª Companhia em Londrina (Norte), e 5ª em Ponta Grossa (Campos Gerais).

O conceito original do Proerd nasceu de uma parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade dos Estados Unidos, recebendo o nome de “Drug Abuse Resistence Education” (DARE), já devidamente adaptado e aplicado com êxito em mais de 50 países. O programa visa basicamente educar os cidadãos, ainda crianças, para que, no futuro, possam evitar problemas com álcool, drogas e violência. Durante as aulas, os alunos têm a oportunidade de participar de atividades interativas, com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, que foram projetadas para estimulá-los a resolver os principais problemas desta fase de suas vidas.

Assim é que o batalhão especializado no Paraná visa sempre o desenvolvimento de uma ampla rede de proteção à criança e ao adolescente, por meio, sobretudo, da educação preventiva sobre drogas e violência, seja pela aplicação de seus programas ou pela realização de atividade também especializada de policiamento, que prevê a antecipação aos atos delituosos, sempre com o propósito superior de transformar o ambiente escolar pela mudança de atitudes. Cerca de 97% das atividades desenvolvidas no programa Patrulha Escolar Comunitária são de cunho preventivo, e apenas três por cento são de origem repressiva. E mesmo na atuação repressiva, o batalhão realiza o encaminhamento de cada caso de modo a congregar e envolver a escola e a família no processo de resolução dos conflitos, por meio do preparo diferenciado dos policiais que a integram.







 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação