Bloco da Agricultura Familiar reúne entidades e poder público no dia 12
Reunião vai discutir a agenda legislativa para o segmento e o apoio dos parlamentares às demandas da agricultura familiar e camponesa no Paraná
No próximo dia 12 de junho (quarta-feira), acontecerá a primeira reunião dos parlamentares que integram o Bloco de Apoio à Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O bloco é presidido pela deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), que convidou entidades representantes do segmento para apresentarem suas demandas às instituições responsáveis pela execução das políticas públicas voltadas à agricultura familiar do estado. “O Bloco deve apoiar e funcionar como um facilitador entre as necessidades desse segmento e os serviços que prestam o atendimento público para que atuem em sintonia e em parceria”, disse a deputada Luciana. “Também queremos nessa oportunidade apresentar a agenda legislativa, ou seja, os projetos e iniciativas em tramitação na Casa que são do interesse da agricultura familiar e camponesa do estado”, acrescentou.
Integram também o bloco parlamentar de apoio à Agricultura Familiar os deputados Goura (PDT), Reichembach (PSC), Arilson Chiorato, Professor Lemos e Tadeu Veneri (PT). Após a abertura dos trabalhos pelos parlamentares, acontecerá uma exposição sobre os desafios impostos ao segmento produtivo no mundo, no Brasil e no Paraná, além de um levantamento sobre as proposições em tramitação na Alep. Em seguida, as entidades representantes dos trabalhadores rurais e agricultores familiares apresentarão suas demandas e propostas de ação para os deputados e representantes do Poder Público.
A agricultura familiar e camponesa no Paraná, segundo dados do Censo Agropecuário (IBGE/2006), representa 70% da mão-de-obra ocupada no campo e 82% dos mais de 371 mil estabelecimentos agropecuários existentes no estado. As 310 mil famílias que trabalham no campo paranaense em regime de economia familiar respondem ainda por quase a metade (43%) do valor bruto da produção agropecuária, dispondo de apenas 28% da área agricultável do estado.
Notícias Relacionadas
Deputada Luciana Rafagnin (PT) defende valorização dos profissionais da educação
A parlamentar ressaltou que a luta pela reestruturação das carreiras representa uma questão de justiça para os profissionais que atuam diariamente nas escolas paranaenses.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) propõe Voto de Congratulações pelos 50 anos da APAE de Francisco Beltrão
A homenagem reconhece a trajetória da entidade na defesa da inclusão, da educação especial e dos direitos das pessoas com deficiência.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) reforça apoio ao fim da escala 6×1 e critica proposta de jornada de sete dias consecutivos
Além do discurso em plenário, a parlamentar protocolou requerimento solicitando o envio de expediente aos senadores da República em apoio à PEC que acaba com a escala 6×1.
Leia maisVoto de Pesar reconhece legado de Zenaide Rodrigues dos Santos na agricultura familiar
Requerimento foi protocolado na Casa pela deputada Luciana Rafagnin (PT).
Leia mais