Buhrer Cumprimenta São José dos Pinhais Por Seus 318 Anos

19/03/2008 13h20 | por Flávia Prazeres
O deputado Francisco Buhrer (PSDB) recordou em plenário nesta quarta-feira (19) que a data de hoje marca os 318 anos de fundação de São José dos Pinhais e Dia do Padroeiro da cidade, São José. Além disso, foi aprovado requerimento de sua autoria com votos de congratulações pela data especial.“É a homenagem que este Poder Legislativo presta a um dos municípios mais importantes do Estado do Paraná, tanto por seu aspecto histórico, quanto por seu peso e equivalência econômica”, afirmou.A Lei nº 10 da Província de São Paulo, responsável pela criação de São José dos Pinhais, foi aprovada no dia 16 de julho de 1852. A instalação e a posse dos primeiros vereadores aconteceram em 8 de janeiro de 1853. O prefeito atual é Leopoldo Meyer (PSDB) e o vice Toninho da Farmácia (DEM) - Gestão 2005-2008. A Câmara Municipal é formada por 13 vereadores.Atualmente, o município conta com mais de 220 mil habitantes e se destaca por seu pólo industrial: automotivo, perfumaria, química fina, eletroeletrônica e moveleiro. No ranking brasileiro a cidade ocupa o terceiro lugar de maior pólo automotivo. Na agricultura, a cidade é conhecida por sua produção de hortifrutigranjeiros, sendo considerada uma das maiores produtoras da Região Metropolitana de Curitiba.A localização geográfica também permite a cidade ser o corredor de escoação de grande parte da produção paranaense, pois está ligada aos estados do Sul e lá há ainda o Aeroporto Internacional Afonso Pena. INÍCIO - São José dos Pinhais, assim como muitas cidades brasileiras, teve sua colonização iniciada pelos europeus, que em busca de riquezas acabaram por criar novos povoados, sendo mais tarde transformados em cidades. Com São José não foi diferente, lá por volta de 1649 e 1651, expedições em busca de ouro formaram o primeiro povoado, Arraial Grande, tendo sido ocupado por indígenas. Na seqüência, o local foi habitado também por portugueses que passaram a ser proprietários de terras, inclusive padres, sendo assim instalada em 1690 a Capela de Bom Jesus dos Perdões. Pouco tempo depois, o ouvidor-geral, Raphael Pires Pardinho, quis que fossem realizadas eleições das freguesias, que serviam para a organização administrativa colonial de autoridade eclesiástica e com representantes junto à administração pública da vila. Porém, com o fim do ouro em 1750, a exploração acabou e o crescimento populacional ficou muito lento nos séculos XVIII e a primeira metade do século XIX, o que foi contornado com o seu crescimento industrial, econômico e sua emancipação política. Aliás, hoje ela é considerada a segunda cidade mais populosa da messoregião.