Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

TV Assembleia retoma programação inédita em 2026 com debates sobre cafeicultura paranaense, ansiedade e Festival de Curitiba

Os cinco programas exibem edições inéditas a partir do dia 23 de fevereiro, sempre às 13h.

Debates sobre o crescimento dos transtornos de ansiedade no Brasil, a cafeicultura do Paraná e a ciência paranaense marcam a retomada, a partir da próxima segunda-feira (23), de edições inéditas dos cinco programas da TV Assembleia. Ao longo da semana, as atrações também trarão ao telespectador informações sobre o impacto do Código Paranaense de Defesa do Consumidor para grupos mais vulneráveis e a história por trás da fundação do Festival de Curitiba, que começa no dia 30.

De segunda a sexta-feira, sempre às 13h, estreia um novo programa. A produção de cafés especiais será o tema do primeiro Semeando Informação de 2026, na segunda-feira. Lucian de Souza, do Departamento Técnico e Econômico do Sistema FAEP, traça um panorama detalhado sobre a transformação da cafeicultura no Paraná, que deixou para trás a ênfase em grandes safras para focar na produção de cafés especiais.

O programa Sou Cidadão, que vai ao ar na terça-feira, terá entrevista com o coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado do Paraná, Ricardo Menezes. Ele detalha como o Código Paranaense de Defesa do Consumidor protege os grupos mais vulneráveis ao exigir maior transparência em setores sensíveis, como o mercado de veículos usados, e ao proibir práticas abusivas de oferta de crédito direcionadas a idosos e pensionistas. Menezes também informou como funcionam os canais de atendimento especializados e as parcerias com o Poder Judiciário que o Nudecon/DPE (Núcleo de Defesa do Consumidor) mantém para atender pessoas com problemas financeiros.

Na quarta-feira, o Conversa Saudável estreia a temporada sobre saúde mental. O primeiro programa da série de seis episódios abordará o crescimento alarmante dos transtornos de ansiedade no cenário brasileiro atual, discutindo como a pressão por produtividade e a hiperconectividade digital transformaram um mecanismo natural de proteção em uma patologia incapacitante para milhares de trabalhadores. Para conduzir essa análise técnica e humana, o programa contou com a presença da doutora Andressa Costa da Cunha, psiquiatra e conselheira do CRM Paraná, e da doutora Josiane de Fátima Farias Knaut, psicóloga e conselheira do CRP Paraná.

No primeiro Assembleia Entrevista, na quinta-feira, o pesquisador Luciano Moreira revela como a ciência desenvolvida no Paraná está revolucionando o combate a doenças como dengue, zika e chikungunya por meio do inovador método Wolbachia, que consiste na introdução de uma bactéria natural em mosquitos Aedes aegypti para impedir que os vírus se repliquem e sejam transmitidos aos seres humanos. Moreira entrou na lista dos cientistas que mudaram a ciência em 2025.

Para fechar a semana de estreias, na sexta-feira, Leandro Knopfholz, fundador e diretor do Festival de Curitiba, participa do Arte & Cultura para recordar a ousadia de fundar o evento e revelar algumas das atrações da edição de 2026. Knopfholz relembra, entre outras histórias, que a primeira edição foi viabilizada por meio de conexões pessoais e pelo apoio direto do então prefeito Jaime Lerner, que chegou a desenhar o projeto da Ópera de Arame em um guardanapo para garantir que o festival tivesse um palco à altura das grandes produções.

Onde assistir

Os programas inéditos vão ao ar sempre às 13h na TV Assembleia, no Canal 10.2. As atrações são reprisadas no mesmo dia, às 18h, e ficam disponíveis no canal @TVAssembleiadoParaná no YouTube.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação