Campanha Coração Azul alerta para o tráfico de pessoas
Todos os anos, homens, mulheres e até crianças são vendidos como mercadorias, submetidos à exploração sexual, trabalho escravo, remoção de órgãos. Parece ficção, mas estatísticas mundiais são alarmantes!
De acordo com a Organização das Nações Unidas, cerca de 2,5 milhões de pessoas são “vendidas” a cada ano; 80% são mulheres vítimas do tráfico sexual. Apesar das estatísticas, muitos casos não chegam nem a ser relatados ou descobertos pelas entidades de apoio a essas vítimas.
Para conscientizar a sociedade de que o problema é real, no Paraná existe a lei 19.424/2018, de autoria da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), que instituiu a Campanha Coração Azul, realizada anualmente na última semana do mês de julho, e institui o dia 30 de julho como o Dia Estadual Contra o Tráfico de Pessoas.
Em apoio à campanha, a fachada da Assembleia Legislativa do Paraná encerra o mês iluminada de azul.
“Queremos alertar as pessoas de que a questão do tráfico humano não é lenda. O risco é real. Não acredite em uma oferta muito surreal para a saída do país, quem sabe até em busca de um trabalho. Preste atenção, tenha muitas informações, nunca entregue seu documento a terceiros. Crianças são traficadas para adoção ilegal e até retirada de órgãos. Os homens são enganados e levados para trabalho escravo. Esteja atento! Esse cuidado tem que ser redobrado nas fronteiras, nos aeroportos”, alerta a deputada.
Em caso de qualquer suspeita, denuncie. A denúncia pode ser anônima.
Direitos Humanos Disque 100
Disque Denúncia 181
Áudios
Notícias Relacionadas
Deputada Cantora Mara Lima (REP) destaca legado da Marcha para Jesus, que acontece neste sábado (16), em Curitiba
A parlamentar ressaltou ainda que a Marcha para Jesus integra oficialmente o calendário do Estado desde 2011, por força da Lei Estadual 16.929/2011.
Leia mais
Paraná comemora o Dia da Mãe Atípica em 10 de maio
A Lei nº 22.946/2025, das deputadas Maria Victoria (PP), Cloara Pinheiro (PSD) e Cantora Maria Lima (REP), insere a data no calendário oficial do Estado e valoriza o papel das mães que se dedicam ao cuidado de filhos com desenvolvimento atípico.
Leia mais
Maio Laranja alerta para a importância da prevenção e do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes'
No Paraná, a Lei nº 17.493/2013 institui o 18 de maio como Dia Estadual de Combate ao Abuso e à Explo-ração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Leia mais
Condenados por feminicídio, estupro e pedofilia serão proibidos de receber visita íntima em presídios do Paraná, propõe deputada Cantora Mara Lima (REP)
Leia mais