Cheida Apresenta Projeto de Lei que Tomba Os Rios Piquiri, Ivaí e Tibagi

04/03/2008 17h50 | por MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DO GABINETE DO DEPUTADO LUIZ EDUARDO CHEIDA (PMDB) / 41 3350-4088
O deputado estadual e presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, protocolou nesta terça-feira (04) três Projetos de Lei que visam o tombamento como Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Estado do Paraná, em toda a extensão dos rios Ivaí, Piquiri e Tibagi. De acordo com a proposta de Cheida, ficam proibidas a instalação de obras ou empreendimentos que - isolada ou conjuntamente - alterem as condições naturais dos rios em seus aspectos estético, físico, químico ou biológico. O Projeto também prevê que o tombamento será registrado no Livro de Tombos pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná (CEPHA). O deputado Cheida explicou que, a idéia é proibir alterações no curso e no leito dos rios. “Significa que nestes rios não poderão ser construídas barragens ou qualquer forma de empreendimento potencialmente poluidor, nem mesmo promover a transposição. É a garantia que os rios do Paraná ficarão protegidos para esta e para as futuras gerações”, declarou Cheida. Segundo ele, os rios Ivaí, Piquiri e Tibagi são fundamentais para o clima, solo e para a qualidade de vida da sociedade.“Por este motivo não devem ser modificados por planos locais ou gerais. Sei que esta proposta dará pano para manga mais, temos que encarar este desafio de garantir o patrimônio natural do Paraná”, finalizou Cheida.Características - O rio A Bacia do Rio Ivaí é a segunda maior bacia do Estado do Paraná com área total de drenagem de 36.899 km². O Rio Ivaí é o segundo maior rio em extensão do Paraná, percorrendo 680 km. Nasce no município de Prudentópolis, através da confluência das águas do Rio dos Patos com o Rio São João no segundo planalto e desemboca no Rio Paraná, na altura do município de Doutor Camargo. O Rio Piquiri é composto por 485 quilômetros de extensão, nascendo no 3º Planalto na localidade do Paiquerê - município de Campina do Simão – região centro-sul, com sua foz junto ao Rio Paraná. Entre seus afluentes estão os rios Cantu, Goio-Bang, Goioerê e o Rio do Cobre.Já o Rio Tibagi possui 550 km de extensão com 91 saltos e cachoeiras. Sua nascente está localizada na Serra das Almas, entre Ponta Grossa e Palmeira, a 1.100 metros de altitude, desaguando no reservatório da Usina Hidrelétrica de Capivara, no Rio Paranapanema, a 298m de altitude. Abrange 49 municípios e é dividido em Alto, Médio e Baixo Tibagi. Os rios que formam a bacia Hidrográfica do Rio Tibagi compreendem todas as nascentes e seus afluentes, sendo que nele deságuam 65 rios menores.Nos três casos há estudos que comprovam a presença de espécies de fauna e de flora ameaçadas de extinção e outras que só existem nestes rios.