NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Cida Defende Aposentadoria Especial Também Para Diretores de Escolas
16h44
por André Marassi / 41 3350-4071 - 9686-7135 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DA DEPUTADA CIDA BORGHETTI
2 min de leitura
486 visualizações
A deputada Cida Borghetti (PP) apresentou emenda à Constituição Estadual propondo alteração no artigo 5º, que trata dos requisitos necessários para obtenção de aposentadoria especial. Concedido atualmente à professores e policiais, esse benefício reduz em cinco anos o tempo mínimo de contribuição para requerer aposentadoria. Amparada em lei federal, Cida Borghetti (PP) sustenta que o direito à aposentadoria especial também cabe aos servidores públicos que trabalham em cargos de direção de unidade escolar, coordenação e assessoria pedagógica. “A Lei Federal 11.301/2006 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e ampliou o conceito de funções de magistério para casos de aposentadoria especial”, explica a parlamentar. “A lei foi sancionada em 10 de maio de 2006 e, além do exercício da docência, a aposentadoria especial também cabe para direção de unidade escolar, coordenação e assessoria pedagógica”, completa Cida.No entendimento da deputada, o Governo do Paraná vem descumprindo a legislação vigente na medida em que ainda não reconhece esse direito aos cargos de direção e coordenação pedagógica. “A partir do momento em que foi aprovada a lei federal, os Estados são obrigados a se adequar. Por esse motivo estamos propondo a mudança na Constituição Estadual, adequando o texto a legislação vigente e beneficiando centenas de servidores da educação do Paraná”, finaliza Cida Borghetti.O projeto de Emenda a Constituição tem apoio de 17 parlamentares, recebeu parecer favorável da Comissão de Reforma da Constituição Estadual, da Assembléia Legislativa, e aguarda votação em plenário.
Notícias Relacionadas
18:09
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:48
Projeto do TJ que altera regras de cobrança de taxas dos cartórios no Paraná avança na Assembleia
Proposta passou em primeiro turno e recebeu 14 emendas de Plenário, aprovadas pela Comissão de Constituição e Justiça. Em regime de urgência, o texto volta à pauta nas sessões plenárias desta quarta-feira (4).
Leia mais
16:22
Assembleia Legislativa anuncia repasse de mais de R$ 6 milhões para auxiliar municípios atingidos pelas chuvas no Paraná
Recursos do orçamento próprio da Alep serão destinados a Maringá e a outras cidades afetadas pelas tempestades no Paraná.
Leia mais
14:54
CCJ aprova propostas de créditos para as áreas de Saúde e Agricultura
Projetos de autoria do Poder Executivo destinam mais de R$ 401 milhões a equipamentos médicos e ao desenvolvimento do campo.
Leia mais