A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa reuniu-se na tarde desta quarta-feira (23), sob a presidência do deputado Antonio Anibelli Neto (PMDB), para analisar e aprovar cinco projetos de lei, entre eles o de nº 911/11, da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), reconhecendo o município de Faxinal como a Capital do Tomate em Estufa no Estado do Paraná.
O relator da matéria, deputado Pedro Lupion (DEM), destacou a importância da iniciativa como forma de incrementar essa técnica de cultivo no território paranaense. Segundo ele, o principal produtor do município é um gaúcho lá radicado, que mantém 1600 estufas cuja produção é quase que totalmente exportada para o Rio Grande do Sul.
Também foi aprovado na sessão da Comissão de Turismo o projeto de lei nº 923/2011, do deputado Anibelli Neto, incluindo no calendário oficial do Estado a Festa do Leitão Maturado. De acordo com o relator, deputado Professor Lemos (PT), trata-se de um evento tradicional na região de Goioerê, que atrai turistas não só dos municípios vizinhos, mas também de outros estados e até do Paraguai.
Participaram da reunião desta quarta-feira, além dos deputados Anibelli Neto, Pedro Lupion e Professor Lemos, os deputados Bernardo Ribas Carli (PSDB), Adelino Ribeiro (PSL) e Hermas Brandão Júnior (PSB).