Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Comandante do Corpo de Bombeiros fala aos deputados sobre o trabalho de prevenção de incêndios

18/02/2013 13h54 | por Sandra C. Pacheco
Comandante do Corpo de Bombeiros do PR, cel. Luiz Henrique Pombo do Nascimento

Comandante do Corpo de Bombeiros do PR, cel. Luiz Henrique Pombo do NascimentoCréditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Comandante do Corpo de Bombeiros do PR, cel. Luiz Henrique Pombo do Nascimento
Atendendo proposição do deputado Stephanes Junior (PMDB), o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento, falou durante o Grande Expediente da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (18) sobre as normas de prevenção adotadas pela corporação, consideradas das mais severas do país. O atual Código de Prevenção foi elaborado no início do ano passado e recebeu revisão recente que o torna referencial, junto com São Paulo, para os demais estados brasileiros.

Segundo o coronel, a legislação paranaense é totalmente diferente da do Rio Grande do Sul, atingido pela tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, onde morreram 239 pessoas em incêndio no dia 27 de janeiro último. Lá as vistorias são solicitadas depois que os estabelecimentos começam a funcionar. Aqui, eles só podem começar a funcionar após serem vistoriados pelo Corpo de Bombeiros. Ainda assim, o comandante disse que conta com o apoio do Legislativo estadual para transformar em projeto de lei as normas de prevenção, de modo a evitar que os trabalhos da entidade possam ser suspensos por liminares judiciais, como ainda ocorre.

Contingente
– O Corpo de Bombeiros conta hoje com um contingente de 3392 pessoas para atender os 399 municípios paranaenses. Está recebendo a primeira inclusão de novos agentes em seis anos: uma turma de 409 novos soldados está encerrando o curso preparatório e deve integrar-se aos grupamentos ainda este ano. Outros concursos estão previstos e a meta é chegar a 4251 integrantes até meados do ano que vem.

Em resposta a questionamentos formulados pelos deputados, o coronel afirmou que a corporação está desenvolvendo convênio com a Celepar (Companhia de Tecnologia de Informação do Paraná) para a total informatização de seus serviços. Além disso, por um convênio com a Secretaria de Estado da Educação, está treinando brigadas de evacuação e salvamento nos núcleos da Secretaria de Educação desde abril de 2012, como forma de oferecer maior segurança às escolas estaduais. O próximo passo é estender esse treinamento aos municípios.

Também informou a aquisição de equipamentos através de recursos viabilizados por meio de emendas parlamentares: 30 caminhões devem ser entregues nos próximos meses, além de três autoplataformas mecânicas. Curitiba tem atualmente apenas uma escada mecânica, datada de 1985.

O coronel Luiz Pombo do Nascimento se fez acompanhar por vários oficiais de sua equipe e foi inquirido pelos deputados Stephanes Júnior, Ney Leprevost (PSB), Rasca Rodrigues (PV), Elton Welter (PT) e Luciana Rafagnin (PT).

 

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação