Comissão da Juventude aprova Política Estadual de Valorização da Vida Deputados se reuniram na manhã desta quarta-feira (07), logo após a sessão plenária.

07/07/2021 12h15 | por Trajano Budola
Reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude da Assembleia Legislativa do Paraná.

Reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Reprodução Zoom.

Reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude da Assembleia Legislativa do Paraná.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude, presidida na Assembleia Legislativa do Paraná pelo deputado Galo (PODE), aprovou em reunião na manhã desta quarta-feira (07), parecer favorável a um programa de prevenção à autolesão e ao suicídio de crianças e adolescentes paranaenses.

A Política Estadual de Valorização da Vida, projeto de lei 62/2020 do deputado Paulo Litro (PSDB), deve ser aplicado nas instituições de ensino pelo fortalecimento da autoestima e solidificação dos valores para o desenvolvimento psicossocial dos alunos da rede estadual de ensino, contribuindo para a resolução de conflitos vivenciados por eles.

Um dos pontos propostos é a criação de estratégias preventivas e de identificação da autolesão, descrito na justificativa do projeto como ato que atinge um em cada cinco adolescentes pelo menos uma vez na vida. “A automutilação traz a dor emocional que cada um carrega. A maioria dos casos ocorre entre a pré-adolescência e o adulto jovem, ou seja, entre 10 até 25 anos”.

A Comissão aprovou também parecer favorável ao projeto de lei 385/2019, do deputado Soldado Fruet (PROS), que obriga as empresas que desejam contratar com o Estado do Paraná, suas autarquias, empresas públicas e fundações, a comprovar o cumprimento das leis e decretos referentes à inclusão, contratação e reserva de vagas para aprendiz em seus quadros funcionais.

“Além de fomentar a geração de emprego, trabalho e renda através dos mais diversos programas relacionados à política do trabalho, o Estado do Paraná é um dos maiores, senão, o maior gerador de empregos indiretos na iniciativa privada através das diversas contratações que realizam, compras e prestação de serviços”, cita a justificativa do projeto.

Participaram da reunião os deputados: Galo; Soldado Fruet; Arilson Chiorato (PSDB); Rodrigo Estacho (PV); e Boca Aberta Jr. (PROS).

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação