Deputado Galo pede aprovação do Funarpen

28/06/2022 14h21 | por Assessoria parlamentar
Deputado Galo (PP).

Deputado Galo (PP).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Galo (PP).

O deputado Galo (PP), ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná, na segunda-feira (27), para falar a respeito do FUNARPEN- Fundo de Apoio ao Registro de Pessoas Naturais, que consegue manter vivos os pequenos cartórios do interior do Paraná e está tendo constitucionalidade discutida. “Os grandes cartórios não necessitam desse fundo, mas os pequenos precisam e muito pois as certidões de óbito, registros diversos e todos os demais serviços que são prestados gratuitamente, depois são ressarcidos em seus custos, obtendo a condição de auxiliar a população pobre que necessita de um serviço cartorário, uma prática bastante comum”.

Existem em cidades pequenas do interior, cartórios que mantém apenas o número mínimo de funcionários necessários para que os mesmos continuem funcionando, e por isso o pedido para que a Assembleia dê atenção à um projeto de lei que está na Casa desde abril, destravando seu trâmite e o colocando em apreciação nas comissões competentes. Para o deputado, isso vai evitar que os grandes cartórios possam usurpar dos pequenos esse fundo, que se mantém através da venda de selos e que arrecada muito pouco, mal dando para que os cartórios de pequeno porte consigam custear o mínimo possível para não fecharem as portas.

“O valor arrecadado pelo FUNARPEN é tão ínfimo que consegue apenas manter o cartorário que passou em concurso e optou por atuar no interior. Se por acaso, o Tribunal de Justiça do Estado resolver absorver o fundo não se poderá aceitar, porque o STF já disse que o fundo é constitucional, e se for para passar pela análise de um conselho, então que ele seja norteado então por um projeto, justamente esse que está parado na Assembleia desde abril. Para o deputado Galo, é difícil entender o porque de um projeto tão importante e de tão grande alcance social estar por tanto tempo parado na Casa”, disse.

Ele pede a análise urgente do projeto, para que ele possa o mais rápido possível ir á votação, evitando que os pequenos cartórios do interior percam esse meio de sua manutenção e venham a fechar as suas portas por falta de recursos.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação