Comissão de Assuntos Metropolitanos ouviu os problemas e as soluções para a Grande Curitiba Grupo presidido pelo deputado Michele Caputo (PSDB) promoveu reuniões fora da Alep para ouvir demandas e subsidiar audiência pública.

31/07/2019 10h34 | por Trajano Budola

Audiência Pública: Explanação do Pró-Metrópole – Grande Curitiba, uma cidade só, ideias para o Paraná foi uma das ações realizadas pela Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos da Alep.Créditos: Dálie Felberg/Alep

A agenda externa à Assembleia Legislativa, com visitas a órgãos e entidades que atuam pelo desenvolvimento das cidades, foi uma marca dos trabalhos, neste primeiro semestre, da Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos, presidida pelo deputado Michele Caputo (PSDB). As demandas apresentadas pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), pelo Paraná Cidade, e Prefeitura Municipal de Curitiba subsidiaram a audiência pública “Explanação do Pró-Metrópole – Grande Curitiba, uma cidade só, ideias para o Paraná”.

Participaram do evento, realizado no Plenarinho da Assembleia, em junho, deputados, representantes do Pró-Metrópole - que busca na iniciativa privada e no poder público, planos e estratégias para o desenvolvimento dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) - e da Comec, além de prefeitos de municípios RMC. O objetivo foi buscar soluções integradas entre os municípios das regiões metropolitanas paranaenses por ações estruturadas que gerem investimentos, emprego e renda.

Para Michele Caputo, as experiências do Pró-Metrópole na Região Metropolitana de Curitiba podem ser espalhadas para outras regiões do estado. “Hoje, 180 municípios do Paraná ficam em regiões metropolitanas. Queremos replicar o que acontece em Curitiba, através da atuação do Pró-Metrópole, para locais como Maringá e Londrina”, afirma.

São titulares da Comissão de Assuntos Metropolitanos ainda os deputados: Francisco Buhrer (PSD), como vice-presidente; Anibelli Neto (MDB); Arilson Chiorato (PT); Cantora Mara Lima (PSC); Delegado Francischini (PSL); e Galo (PODE).