Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior conhece soluções de tecnologia e gestão da Celepar

22/09/2015 17h38 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar e da assessoria da Celepar.

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputados da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa conheceram a estrutura e os principais serviços prestados em benefício dos órgãos do Estado durante visita realizada à Celepar nesta terça-feira (22). Os deputados Evandro Araújo (PSC), Chico Brasileiro (PSD), Pastor Edson Praczyk (PRB) e Tercílio Turini (PPS), presidente da Comissão, foram recebidos pelo presidente Jacson Carvalho Leite, que apresentou aos parlamentares o Governo Eletrônico (painel de números), a Rede Executiva e a Loja da Celepar.
A visita partiu de uma proposta do deputado estadual Evandro Araújo. “Eu sugeri a reunião para que os deputados conheçam as soluções de tecnologia desenvolvidas pela Celepar e possam transmitir o que viram aqui para os municípios da região que representam”. Ele enalteceu a preocupação do Governo do Estado com a segurança dos dados públicos, devido à estrutura do Data Center existente na empresa, e a utilização de informações inteligentes na definição de políticas estaduais. “Acredito que o Governo possa utilizar a tecnologia ainda mais a seu favor”.
Pela primeira vez em visita à Celepar, o presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa, deputado Tercílio Turini (PPS), ficou impressionado com a tecnologia instalada e com o nível das informações armazenadas na companhia, “fatores fundamentais para quem administra os municípios e o Estado”. O Pastor Edson Praczyk (PRB) qualificou a visita como “bastante proveitosa”, ao mesmo tempo em que defendeu uma maior integração da Assembleia com a empresa. “Queremos essas inovações tecnológicas também implantadas no Poder Legislativo, utilizando, para tanto, o conhecimento da Celepar”.
Classificando como fundamental que os parlamentares conheçam as ferramentas de tecnologia da informação e comunicação existentes na companhia, o deputado estadual Chico Brasileiro (PSD) afirmou que as informações são de uma riqueza imensurável e de grande contribuição aos trabalhos do Parlamento e do Executivo. “Os dados disponibilizados pela Celepar permitem à administração estadual investir os recursos públicos onde é mais necessário”.
As ações de planejamento e tomada de decisão dos gestores públicos estaduais, como explicou Jacsonn Leite, estão lastreadas em dados produzidos pelo Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE) da Celepar, por meio do desenvolvimento de cases de Business Intelligence (BI’s), ferramenta que acompanha a operação e a evolução do plano de metas da administração estadual. “Hoje, são mais de 450 soluções que permeiam todo o Executivo, mostrando em tempo real a efetividade de cada política pública junto ao cidadão paranaense”, informou.
Jacson Leite lembrou ainda que o Estado está induzindo a evolução tecnológica dos municípios, através de ações integradas nesta área. Um exemplo, segundo ele, é a Loja da Celepar (www.lojadacelepar.pr.gov.br), portal que disponibiliza às prefeituras paranaenses uma relação de 16 produtos e serviços, os mais solicitados pelos gestores municipais, voltados à qualificação das demandas da sociedade e, em consequência, do atendimento cada vez mais eficaz da população. De forma inédita no país, a Celepar criou o painel de números, plataforma que registra uma média diária de dois milhões de serviços públicos prestados aos cidadãos paranaenses pelo Governo do Estado nas diversas áreas de atuação. Este trabalho tem por base os mais de 900 sistemas que rodam na companhia.
Outra solução apresentada aos deputados da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa pelo presidente Jacson Carvalho Leite, foi a Rede Executiva, ferramenta pela qual os gestores das secretarias de Estado têm acesso a informações estratégicas referentes aos seus setores de atuação em tempo real, facilitando o processo de decisão.