Comissão de Defesa do Consumidor debate qualidade do transporte coletivo de Curitiba
A qualidade do transporte coletivo de Curitiba foi o tema principal da reunião da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Requião Filho (PMDB), ocorrida na noite desta terça-feira (6), na Sala das Comissões do Legislativo. Durante pouco mais de duas horas, representantes do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp) e do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região (Sindimoc) debateram as principais queixas por parte dos usuários, entre elas, segundo a comissão, os atrasos e a variação horária dos coletivos, a recusa de embarque de passageiros, lotação, falta de segurança, a quantidade e a qualidade dos veículos.
Durante sua participação na audiência, Luiz Alberto Lenz César afirmou que as empresas de ônibus que prestam serviço para o transporte público de Curitiba procuram, prioritariamente, oferecer o melhor serviço ao usuário final do sistema. “Nós entendemos que nós temos o nosso papel previstos em contrato. Temos que cumprir à risca o contrato exigido pela Prefeitura de Curitiba. E os nossos números, acreditem, atingem além do que o contrato no exige. Nós temos atingido índices de satisfação muito maiores do que qualquer outra cidade do Brasil”, ressaltou o diretor do Setransp.
Críticas – O presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, afirmou em sua participação que o sistema de transporte de Curitiba apresenta uma série de falhas que tem gerado problemas para a categoria. “A pressão imposta pelo contrato de licitação que regulamentou o transporte público da capital acarreta inúmeras funções aos motoristas e cobradores, que acabam gerando stress e problemas de saúde. Praticamente dobrou o índice de trabalhadores afastados por problemas de saúde”, apontou.
“A Comissão de Defesa do Consumidor cumpriu seu papel. Ouvimos e debatemos com quem entende e participa do sistema. Podemos estudar e oferecer um modelo de transporte público em todo o Paraná e suas regiões metropolitanas. Nós estamos aqui defendendo o usuário e vale ressaltar que transporte público é relação de consumo. O que queremos é um serviço de qualidade, quantidade e velocidade aos usuários de transporte público da capital e de todo o Paraná”, conclui o deputado Requião Filho.
*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.
[podcast id=3145 /]
Notícias Relacionadas
Deputado Requião Filho (PDT) aciona Ministério da Justiça para investigar alta dos combustíveis no Paraná
Leia mais
Evento na Assembleia discute políticas públicas e amplia diálogo sobre presença feminina na vida pública
Ação foi uma iniciativa do deputado Requião Filho (PDT).
Leia mais
Evento na Assembleia reúne lideranças para discutir avanços na participação feminina nos espaços institucionais de decisão
Iniciativa é do deputado Requião Filho (PDT).
Leia mais
Assembleia promove debate sobre critérios, limites legais e impactos sociais da internação compulsória de pessoas em situação de rua
Encontro foi proposto pelo deputado Requião Filho (PDT).
Leia mais