Comissão de Obras aprova indicação de Peixoto Alves para diretoria da Agepar

23/09/2013 15h58 | por Sandra C. Pacheco
Fachada da Assembleia Legislativa do Paraná.

Fachada da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Nani Gois/Alep (crédito obrigatório)

Fachada da Assembleia Legislativa do Paraná.
A Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade nesta segunda-feira (23) a indicação de João Batista Peixoto Alves para ocupar a diretoria de Relações Institucionais e de Ouvidoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná – Agepar. Ele foi indicado pelo governador Beto Richa (PSDB) para substituir Nelson de Marco Rodrigues, cujo mandato se encerra nesta terça-feira (24).

Graduado em Tecnologia de Processamento de Dados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Peixoto Alves iniciou sua carreira profissional atuando na iniciativa privada. Passou pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre – Procempa – pela Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul – Procergs, foi gerente do Departamento de Planejamento de Sistemas e coordenador de Planejamento e Controle da Superintendência de Informática da Itaipu Binacional até chegar à agência reguladora, onde tem participado do processo de planejamento estratégico, organizacional e operacional.

Sabatina
– Criada pela Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002, a Agepar só foi regulamentada em 21 de novembro do ano passado, com a função de exercer a regulação das rodovias concedidas, terminais de transporte rodoviários, ferroviários, aeroviários, marítimos e fluviais, transporte rodoviário coletivo intermunicipal de passageiros, exploração da faixa de domínio da malha viária, inspeção de segurança veicular e de outros serviços de infraestrutura de transportes delegados.

A sabatina foi acompanhada pelo diretor-presidente da Agepar, Antonio José Correia Ribas, pelo diretor jurídico Maurício Eduardo Sá de Ferrante e pelo diretor de Relações Institucionais em fim de mandato, Nelson de Marco Rodrigues. Participaram do processo de votação os deputados Francisco Bührer (PSDB), presidente da comissão; Tercílio Turini (PPS), vice-presidente; Adelino Ribeiro (PSL); Jonas Guimarães (PMDB); Elton Welter (PT) e Pastor Edson Praczyk (PRB).

Durante a reunião o deputado Elton Welter sugeriu que a Agepar seja convidada a participar dos debates da CPI do Pedágio que vem se desenvolvendo na Casa. A ideia foi bem aceita pelo sabatinado, que destacou a função mediadora do órgão, que pode ajudar na solução de conflitos como esse.

Ouça o Podcast relacionado