Comissão de Obras inicia 2023 com aprovação do novo diretor da Agepar Indicado pelo Governo do Estado, Marcelo Luiz Curado foi sabatinado na primeira reunião do grupo de trabalho.

28/02/2023 15h12 | por Ana Luzia Mikos

O nome de Marcelo Luiz Curado foi aprovado por unanimidade pelos deputados, na manhã desta terça-feira (28).Créditos: Orlando Kissner/Alep

A reunião inaugural da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação, da Assembleia Legislativa do Paraná em 2023 foi marcada pela sabatina do novo Diretor Administrativo-financeiro da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). O nome de Marcelo Luiz Curado foi aprovado por unanimidade pelos deputados, na manhã desta terça-feira (28).

O presidente da Comissão, deputado Gugu Bueno (PSD), explicou que o momento é de estreitar parcerias com entidades como a Apegar e outras instituições para melhorar os serviços prestados à população do Paraná.

“Agepar que é um órgão muito importante e a Comissão de Obras tem essa prerrogativa de aprovar ou não o nome indicado pelo governador. A sabatina é o primeiro passo dessa parceria muito ativa com a Agência, especialmente na questão das concessões”, afirmou parlamentar.

Novo no comando da Comissão, Bueno acrescentou que o objetivo do grupo de trabalho é sempre atuar pela oferta do melhor serviço com a menor tarifa possível.

Durante a reunião, os deputados fizeram diversos questionamentos de ordem técnica, administrativa, sobre temas como a concessão de rodovias, tarifas os pedágios, além de tratar do controle e a fiscalização de serviços como saneamento e gás.

“A sabatina é um rito importante, pois um cargo como este exige uma preocupação adequada. Esse trabalho reflete uma preocupação da sociedade e os representantes do povo devem questionar esses candidatos como eu. Nada mais correto”, reconheceu Marcelo Luiz Curado.

“Minha perspectiva é de contribuir para a Agência, que tem vários desafios em termos regulatórios. Temas como a tarifa da água, saneamento, transporte metropolitano de Curitiba e suas futuras concessões, além das tarefas internas”, acrescentou.

Currículo

Nascido em Santos (SP), Marcelo Luiz Curado mora em Curitiba há 25 anos. É bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (1994), mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutor em Política Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Professor titular da Universidade Federal do Paraná, está lotado no Departamento de Economia. Também foi Diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e secretário executivo do Conselho de Controle das Empresas Estaduais na Casa Civil do Governo do Estado do Paraná.

Participaram também da sabatina os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD), Batatinha (MDB), Do Carmo (União), Arilson Chiorato (PT), Hussein Bakri (PSD) e Delegado Jacovós (PL).