Comissão de Orçamento promove capacitação de servidores para cadastro de entidades no SISTAG O curso foi ministrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), responsável pela execução e destinação dos recursos das emendas parlamentares da Lei Orçamentária Anual (LOA).

28/02/2024 15h18 | por Antônio Dilay
Curso ocorreu na tarde desta quarta-feira (28), no Auditório Legislativo.

Curso ocorreu na tarde desta quarta-feira (28), no Auditório Legislativo.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Curso ocorreu na tarde desta quarta-feira (28), no Auditório Legislativo.

Nesta quarta-feira (28), no Auditório Legislativo, a Comissão de Orçamento em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), realizou o treinamento para capacitar assessores parlamentares, com o objetivo de auxiliar as entidades no cadastro no SISTAG (Sistema de Transferências e Apoio à Gestão), sistema por meio da qual os termos de convênios são realizados com a Secretaria.

No início de 2023, a gestão da Comissão de Orçamento, presidida pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) e com o deputado Evandro Araújo (PSD) como relator, trouxe inovação ao definir, em conjunto com a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e o governado do Estado do Paraná, a destinação das emendas parlamentares.

Para tanto, as entidades devem firmar um termo de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), responsável pela execução e destinação dos recursos. As emendas parlamentares da Lei Orçamentária Anual (LOA) serão destinadas às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) visando à aquisição de veículos e equipamentos para o desenvolvimento de suas atividades, as quais beneficiam significativamente a população do Estado.

O presidente da Comissão de Orçamento, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) explicou sobre a importância da capacitação ofertada. “A formação que estamos oferecendo pela Comissão de Orçamento é para qualificar servidores e assessores parlamentares para que possam auxiliar entidades beneficentes e organizações do terceiro setor, que recebem ou desejam receber recursos financeiros por meio de emendas orçamentárias, a fazer o cadastro no sistema eletrônico do Estado de forma correta e a mantê-lo atualizado. A inserção de dados é essencial para que os recursos possam ser disponibilizados”.

Para o secretário executivo da Comissão de Orçamento, Marcelo Vilela de Carvalho Costa “nosso objetivo é o de capacitar os servidores, os assessores, para que consigam usar o Sistema de Transferências e Apoio à Gestão (SISTAG), que é o sistema de cadastro de entidades, com vias as emendas parlamentares. No ano passado, a lei orçamentária anual, votada pela Comissão de Orçamento, na figura do deputado Romanelli, presidente da Comissão, e Evandro Araújo, relator, decidiram fazer uma inovação, que foi combinando com a Mesa Diretora e o Governo do Estado, destinar os recursos das emendas parlamentares para as entidades, já que elas cumprem uma importante função social, então a ideia é destinar recursos para que elas comprem equipamentos, carros, etc., para poderem realizar suas atividades. No ano passado foi feita a primeira etapa, que foi destinar os orçamentos e as emendas, mas agora, na execução, as entidades que poderão receber os recursos precisam se cadastrar no SISTAG para poder realizar o termo de convênio e aí sim receber os recursos”.

O chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), Júnior Zarur, capitaneou a equipe da Secretaria que ministrou o curso e explicou da importância da capacitação no sistema. “A proposta é poder capacitar os servidores da Assembleia Legislativa no uso do SISTAG porque essa é a regra para que as entidades possam ser agraciadas com alguma emenda destinada, é preciso passar pelo sistema. Obrigatoriamente precisa passar pelo sistema. Para isso este curso que orienta e assim, atenda da melhor maneira as instituições que serão contempladas pelo Governo do Estado através dessas emendas parlamentares destinadas pelos 54 deputados do Paraná.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação