Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa se reúne com comunidades da Ilha do Mel

04/12/2015 15h07 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de André Nishizaki.

Créditos: André Nishizaki

A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa realizou na última quarta-feira (3) uma visita técnica à Ilha do Mel, no município de Paranaguá, atendendo a pedido dos moradores das comunidades de Nova Brasília e Encantadas, feito durante audiência pública em Paranaguá, em 24 de agosto. Na ocasião diversas lideranças comunitárias relataram situações de falta de infraestrutura turística e de saneamento.
Representada pelo seu presidente, deputado Chico Brasileiro (PSD), a Comissão manteve reuniões de aproximadamente uma hora e meia em cada uma das comunidades. Em Nova Brasília, participaram cerca de 30 lideranças, empresários e moradores. Em Encantadas, foram mais de 60. Ícone do ecoturismo brasileiro, a Ilha do Mel possui pouco mais de mil habitantes e depende basicamente da pesca e da atividade turística. Ao lado de Foz do Iguaçu e Curitiba, a ilha coloca Paranaguá entre os três municípios indutores do turismo no Paraná, segundo avaliação do Ministério do Turismo.
De acordo com Chico Brasileiro, todas as informações e reclamações apresentadas serão estudadas e encaminhadas no âmbito da Comissão de Turismo nos próximos dias. A reivindicação mais urgente da comunidade é a realização de obras de infraestrutura turística, como a manutenção dos atracadouros, sinalizações e equipamentos de destinação de resíduos sólidos. Também preocupa a falta de controle do limite de 5.000 visitantes por dia, que deixou de ser realizado.  
O deputado afirmou que estão em andamento estudos sobre a situação jurídica da Ilha do Mel, desde a sua cessão em 1981 da União para o Estado do Paraná. Outra medida será a interlocução com as secretarias de governo para a resolução dos problemas de infraestrutura turística ainda em tempo para a temporada de verão 2015/2016. Na próxima segunda-feira (7), após o término da sessão plenária, Chico Brasileiro apresentará relatório da visita técnica em reunião da Comissão de Turismo.

 

 

                                                                                                                                                      

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação