Comissão do Meio Ambiente vai promover agenda para incentivar a criação de unidades de conservação particulares no Paraná

20/05/2021 12h20 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais.

Deputado Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais.Créditos: Dálie Felberg

Deputado Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais.

A Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná quer intensificar as ações que promovam a criação de novas unidades de conservação particulares por iniciativa de empresas e pessoas físicas. Para isso, reuniu-se com representantes da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (Apave) e da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) para definir um plano de ação e uma agenda. “Queremos juntar esforços para o fortalecimento das políticas de conservação de áreas naturais em Curitiba, na Região Metropolitana e em todo o Paraná. E vamos promover uma agenda neste sentido até o final desta legislatura”, disse o presidente da Comissão, deputado Goura (PDT).

Segundo ele, o objetivo é promover ações para que mais reservas particulares, chamadas de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), sejam implantadas. “Essas novas unidades vão colaborar na preservação da água e da biodiversidade, além de fomentar a cultura da conservação”, comentou Goura.

Durante a reunião, foram sugeridas a realização de um compilado sobre a legislação referente aos impostos, como o ICMS Ecológico, a Certificação Life, políticas de incentivo à criação de RPPNs, ferramentas de gestão, entre outros temas. Também ficou combinado a construção de um evento para uma apresentação sobre as vantagens de criação de RPPNs por empresas privadas. “Nossa ideia seria promover junto à Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) uma reunião com representantes das maiores empresas do Paraná para falar sobre a criação de áreas de preservação particulares”, disse Goura.

“No mesmo sentido faríamos reuniões com a participação da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC) e de prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba para tratar da criação de novas RPPNs”. Outra reunião proposta foi com secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, para levar a mesma proposta aos produtores rurais do estado.

Participaram da reunião pela Terezinha Vareschi, Angelo Simão e Daniele Gidsicki (Apave) e Nicholas Kaminski e Rafael Meirelles Sezerban (SPVS).

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação