A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa realizou reunião nesta segunda-feira (12) para discutir a participação no III Congresso de Educação e Cultura para a Integração da América Latina (CEPIAL), que acontece entre os dias 15 a 20 de julho, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Segundo o presidente da comissão, deputado Professor Lemos (PT), a presença do Poder Legislativo deve contribuir para os debates no evento, servindo inclusive de instrumento de representatividade e legitimidade, uma vez que as prerrogativas de legislador podem auxiliar nas relações institucionais com países sul-americanos.
“A Assembleia é parceira deste congresso, que vai contar com várias esferas do poder público. Devemos ter mais de dez mil participantes discutindo educação e cultura, além de subtemas, que poderão ser encampados pela Comissão do Mercosul. Portanto, será uma oportunidade de trocarmos experiências sobre a América Latina”, afirmou Lemos.
Representantes da Casa Latino-Americana (Casla) também estiveram presentes na reunião da comissão. A presidente da entidade, Gladys Renée de Souza Sanchez, destacou o apoio do Legislativo no evento, principalmente com a presença de deputados nas discussões pertinentes à sociedade latino-americana. “Vamos debater a questão acadêmica e cultural nos diferentes aspectos da América Latina. Temos recebido apoio desde o início desta comissão e dos deputados. Esperamos que eles contribuam para aprimorar e qualificar o evento”.
Os deputados Pedro Lupion (DEM) e Marla Tureck (PSD) também participaram da reunião da comissão.