Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI) realizará seminários em cidades-polo do interior O 1º e 2º Seminários “Feliz Cidade dos Idosos” acontecerão em Londrina e Cascavel, respectivamente.

01/06/2023 11h59 | por Antônio Dilay

O deputado Cobra Repórter (PSD) é presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, deputado Cobra Repórter (PSD) comunicou a realização dos 1º e 2º Seminários “Feliz Cidade dos Idosos” nos municípios de Londrina e Cascavel nos dias 02 e 29 de junho, respectivamente.

“Nosso objetivo é ouvir os cidadãos do interior do estado do Paraná, em especial os idosos, assim como Governo do Estado, Prefeitos Municipais, Vereadores, Conselheiros Municipais dos Idosos, realizando um RAIO X situacional regional, sobre a qualidade de vida e as necessidades dos idosos, principalmente depois deste período pandêmico, que, segundo o CEDI –Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, demonstrou o quão despreparada está a sociedade e as instituições públicas e privadas, governamentais ou não, para tratarem da vida dos idosos”, afirma o parlamentar.

E acrescenta: “Um terço da população do Paraná em breve será idosa, e merece uma atenção especial, pois o futuro aponta que este segmento de pessoas aumentará gradativamente, um dado assustador para os municípios e estados, que serão garantidores diretos da vida desta parcela da população, sendo fundamental que agora, seja cravada à estaca da modernidade em prol dos idosos do nosso Estado, para que haja ações, projetos, programas e previsões orçamentárias, que garantam os direitos dos idosos e o conforto para o futuros de todos nós paranaenses. Precisamos ter uma nova mentalidade nas atitudes de Estado, visando o aprimoramento efetivo da vida de todos nós no futuro, sendo que essas são políticas fundamentais e prioritárias para a manutenção do próprio Estado, haja vista a dimensão da população idosa prevista para os próximos anos. Cada criança nascida hoje, cada adolescente, cada jovem, os pais e mães de famílias, os avós e bisavós, todos serão beneficiados pela atitude visionária do Gestor Público Estadual, que anteverá os efeitos da omissão em preparar o mundo para a vida e convivência sadia com os idosos do amanhã”, concluiu o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa na Assembleia Legislativa, deputado Cobra Repórter (PSD).

Junho Violeta

A Lei estadual nº 20.252/2020, também de autoria do parlamentar, inseriu no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná o “Junho Violeta”, como o mês de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa e de conscientização da população para mostrar a importância de denunciar todo e qualquer tipo de violação dos direitos do idoso.

O “Junho Violeta” tem como símbolo um laço de cor violeta sendo, anualmente, incentivada a iluminação ou decoração voluntária da parte externa de prédios públicos ou privados, com luzes ou faixas na cor violeta. A Assembleia Legislativa do Paraná estará com o prédio na iluminação da cor violeta durante o mês de junho.

Serviço:

1º SEMINÁRIO “FELIZ CIDADES DOS IDOSOS

Data: 02/06/2023

Local: Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Rua Governador Parigot de Souza, nº 311, bairro Jardim Caiçaras – Londrina.

2º SEMINÁRIO “FELIZ CIDADES DOS IDOSOS

Data: 29/06/2023

Local:  Rua Rio de Janeiro, nº 905, bairro do Centro, Cascavel.

Informações: (41) 3350-4341

Inscrições:  https://www.defesadosidosos.org/seminario-norte-parana