Comissão Executiva da Assembleia prestigia posse do novo presidente do Tribunal de Justiça Os deputados Ademar Traiano (PSD), Alexandre Curi (PSD), e Maria Victoria (PP) parabenizaram o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.

03/02/2023 20h23 | por Thiago Alonso
O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen foi empossado presidente do TJPR.

O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen foi empossado presidente do TJPR.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen foi empossado presidente do TJPR.

Comissão Executiva da Assembleia prestigia posse do novo presidente do Tribunal de Justiça.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen foi empossado presidente do TJPR.

O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen foi empossado presidente do TJPR.Créditos: Dálie Felberg/Alep

O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen foi empossado presidente do TJPR.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), o primeiro secretário da Casa, deputado Alexandre Curi (PSD), e a segunda secretária, deputada Maria Victoria (PP), participaram na tarde desta sexta-feira (03) da solenidade de posse da nova cúpula diretiva do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) para o biênio 2023-2024. Na ocasião, foi empossado o novo presidente da Corte paranaense, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. Também foram empossados os demais magistrados que vão comandar o Tribunal de Justiça. Keppen substituiu o desembargador José Laurindo de Souza Netto.

O chefe do Poder Legislativo destacou que a relação harmoniosa entre os poderes é essencial para o desenvolvimento do Paraná. “O desembargador Luiz Fernando Keppen e a nova cúpula do Tribunal de Justiça têm todas as credenciais para fazer um excelente trabalho no Judiciário paranaense. Enquanto presidente do Poder Legislativo acredito na manutenção de uma relação harmoniosa e cordial entre os Poderes, contribuindo para que o Poder Judiciário possa desenvolver suas ações em benefício daqueles que precisam da justiça em nosso estado”, disse Traiano.

De acordo com Alexandre Curi, o novo presidente do órgão vai conduzir com competência o trabalho do TJ. "Em primeiro lugar, meu reconhecimento ao desembargador José Laurindo de Souza Netto pelo trabalho realizado. Ao desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen e à nova diretoria, desejo pleno sucesso. Fernando Keppen é um magistrado integro e dedicado que tem toda competência necessária para conduzir o Tribunal de Justiça do Paraná. A Assembleia Legislativa estará sempre aberta para o diálogo e para a construção de soluções que garantam avanços ao Poder Judiciário, para que tenhamos um atendimento cada vez mais ágil e moderno à população", disse o primeiro secretário da Assembleia.

A segunda secretária do Legislativo, deputada Maria Victoria, desejou sucesso ao novo presidente. “Keppen é um dos desembargadores mais respeitados do Judiciário. Tenho certeza de que continuará o grande trabalho que vem sendo feito no Tribunal de Justiça. Nosso desafio é de entregar um serviço público cada vez mais eficiente e próximo da população”, comentou. A parlamentar também agradeceu ao ex-presidente do TJ, desembargador José Laurindo de Souza Netto, pelo legado de “inovação, interiorização e de valorização do ser humano” deixado ao Judiciário Paranaense.

Participaram ainda da solenidade o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) José Antonio Dias Toffoli e Edson Fachin, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, o vice-presidente do Superior Tribunal Militar (STM), o ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seção Paraná (OAB-PR), Marilena Winter, e a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Morgana de Almeida Richa. Os deputados Fabio Oliveira (Podemos), Cloara Pinheiro (PSD), Tito Barrichelo (União Brasil), Anibelli Neto (MDB) e Luis Corti (PSD) também prestigiaram a posse do novo presidente do TJ.

Solenidade

O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, agradeceu os magistrados. “Conclamo a nova cúpula a trabalharmos irmanados em prol de um fim maior, qual seja, o bem servir a toda a sociedade paranaense. Tenho certeza de que com os desembargadores, somados aos juízes auxiliares, órgãos deliberativos, comissões, diretores e servidores, haveremos de construir algo muito positivo para o povo paranaense, razão da nossa existência”, afirmou.

A solenidade de posse foi marcada para esta sexta-feira em razão da data oficial coincidir com a abertura do ano judiciário no Supremo Tribunal Federal (STF) e demais Cortes Superiores. Na última quarta-feira (01), os desembargadores que compõem a nova cúpula diretiva do TJ-PR tomaram posse em evento restrito na sala de atos da presidência. Na ocasião, foi empossada a 1ª vice-presidente, desembargadora Joeci Machado Camargo e o 2º vice-presidente, desembargador Fernando Antônio Prazeres. Na corregedoria-geral, foi empossado o desembargador Hamilton Mussi Corrêa; no cargo de corregedor, assumiu o desembargador Roberto Antonio Massaro. Nos cargos de ouvidor-geral e ouvidor, assumiram os desembargadores Fernando Ferreira de Moraes e Ruy Alves Henriques Filho.

Luiz Fernando Tomasi Keppen nasceu em 1961 na cidade de União da Vitória. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais (PUC/PR) em 1986. Juiz de Direito desde 1989, atuou nas comarcas de Umuarama, Alto Paraná, Campo Mourão, Londrina e Curitiba. Em 2013, tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça. Também foi professor universitário e autor e organizador de diversas obras sobre Direito.