Comitiva de Portugal visita a Assembleia Legislativa Os prefeitos representam a Comunidade Intermunicipal do Cávado e estão visitando o Paraná para conhecer inovações implementadas no estado.

16/04/2024 16h24 | por Nádia Fontana
Integrantes da comitiva portuguesa foram recebidos pelos parlamentares no início da sessão plenária desta terça-feira (16).

Integrantes da comitiva portuguesa foram recebidos pelos parlamentares no início da sessão plenária desta terça-feira (16).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Integrantes da comitiva portuguesa foram recebidos pelos parlamentares no início da sessão plenária desta terça-feira (16).

A Assembleia Legislativa do Paraná recebeu na tarde desta terça-feira (16) a visita de uma comitiva de prefeitos e lideranças de Portugal, que representam as cidades da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM), localizada no Norte do país. “É uma honra receber uma comitiva tão importante, de um país que nós admiramos tanto e que faz parte da nossa história”, afirmou a deputada Maria Victoria (PP), 2ª secretária, ao dar as boas-vindas a comitiva, durante a abertura da sessão plenária.

O 1ª vice-presidente da Assembleia, deputado Marcel Micheletto (PL), que presidiu a sessão ordinária nesta tarde, também enalteceu a importância da presença da missão internacional. “Ficamos felizes por essa troca de experiências”, declarou. Ele disse confiar que essa aproximação poderá contribuir para levar cada vez mais qualidade de vida ao povo português. “E, lógico, aos paranaenses”, pontuou. “É um privilégio para todos nós poder conhecer e conhecer as experiências dos paranaenses”, afirmou o prefeito da cidade de Barcelos, Mário Constantino Lopes, que falou em Plenário, e apresentou as seis cidades da região.

O prefeito Constantino Lopes explicou que a finalidade da missão internacional é aprender, compartilhar e aproximar investidores europeus das inovações implementadas no Paraná. “É uma oportunidade única para a troca de experiências”, frisou. Para ele, esse aprofundamento das parcerias internacionais, configuram oportunidades de futuros entendimentos e projetos, na constituição de novas sinergias. “Queremos trabalhar lado a lado para um futuro mais próspero”, acrescentou.

Durante uma reunião, que antecedeu a participação em Plenário, com a deputada Maria Victoria e o deputado Requião Filho (PT), presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, a comitiva detalhou alguns encontros já realizados com autoridades do estado. Também externou o propósito de conhecer de perto o ecossistema do Paraná e a infraestrutura que conduziu Curitiba, a Capital paranaense, a conquistar o título de “Cidade Mais Inteligente do Mundo”.

Elogiaram iniciativas que resultaram na implantação de projetos com energia limpa e demonstraram interesse especial em conhecer mais sobre o Plano Estadual de Hidrogênio Renovável. A Política Estadual do Hidrogênio Renovável (Lei 21.454/2023) foi proposta pelos deputados Maria Victoria, Alexandre Curi (PSD) e Luis Corti (PSB). O texto teve contribuições da sociedade, de especialistas, do setor produtivo e do Governo do Estado. Os participantes da comitiva reconheceram ainda a importância dos Estados frente aos impactos econômicos, ambientais, tecnológicos, tanto quanto a sua relevância para o desenvolvimento sustentável da região Sul do Brasil.

Participaram também do encontro o cônsul André bandeira, da República Portuguesa no Paraná e em Portugal; Marcus Von Bostel, diretor de inovação e desenvolvimento, da Secretaria Estadual de Inovação do Paraná (SEI); Rodolfo Zanin Feijó, assessor especial de assuntos internacionais da Prefeitura de Curitiba; Alexandre Teixeira, conselheiro consular da Câmara Paranaense de Comércio e Indústria Brasil-Portugal; e Antônio Francisco Corrêa Athayde e Adriano Greco da Fonseca, ambos também da Câmara de Comércio e representantes da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil.

Missão Paraná

A Comunidade Intermunicipal do Cávado engloba as cidades de Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde. Constituída por escritura pública, em 2008, a CIM é estruturada pela bacia do Rio Cávado e desenvolve-se no sentido Sudoeste e Nordeste. Em 2021, a população da região contava com cerca de 416.652 mil pessoas. O Cávado foi uma das regiões portuguesas escolhidas pela União Europeia para o combate às alterações climáticas, de acordo com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu e da Estratégia para a adaptação às alterações climáticas.

A comitiva portuguesa, que integra a Missão Paraná 2024, é formada por  Rafael Amorim, primeiro-secretário executivo intermunicipal da Região do Cávado (Norte de Portugal ); Manuel Rocha Moreira, prefeito de Amares; Ricardo Rio, prefeito do Distrito de Braga; Dr. Manuel Tibo, do município de Terras do Bouro, onde está localizado o Parque Nacional do Gerês, que deseja manter um protocolo de germinação com o Parque Nacional de Foz do Iguaçu; Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal Esposende; Drª Júlia Maria C. Rodrigues Fernandes, prefeita do município de Vila Verde; Rita Silva, assessora de comunicação e mídias da Região do Cávado; Adriano Fidalgo, diretor-executivo do Astrolábio S.A.; Angela de Paula, consultora de negócios internacionais; e Joshua Moreira, da Founder FollowUp Global & CSO InternacionalEASY, além do Mário Constantino Lopes.  Eles permanecem na Capital do Estado até quarta-feira (17) e depois seguem para a cidade de Foz do Iguaçu.

O projeto InternacionalEASY é um programa idealizado por Follow-Up Global sob orientação estratégica de Astrolábio S.A., e que tem por objeto estreitar relações de parceria e transações econômicas entre comunidades de governança, do sistema cientifico e tecnológico, do tecido empresarial e investidores da sociedade civil num contexto de quíntupla hélice entre a Região Norte de Portugal e o Estado do Paraná́.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação