Como evitar a cegueira e apoio às vítimas de violência são temas em destaque na ALEP Na agenda do Legislativo estadual estão programadas votações de importantes projetos, debates, reuniões das comissões permanentes e a realização de homenagens.

05/04/2019 12h30 | por Eduardo Santana
Segunda semana de abril será marcada por debates e votações de importantes projetos.

Segunda semana de abril será marcada por debates e votações de importantes projetos.Créditos: Sandro Nascimento/ALEP.

Segunda semana de abril será marcada por debates e votações de importantes projetos.

A agenda de eventos da segunda semana de abril na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) será aberta com a participação dos oftalmologistas Dr. Hamilton Moreira e Dra. Luciene Moreira no Grande Expediente da sessão plenária desta segunda-feira (8). Eles falarão sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar à cegueira. Também haverá uma homenagem aos oftamologistas Dr. Carlos Moreira e Dra. Saly Moreira, fundadores do Hospital de Olhos do Paraná. A proposição é do deputado Dr. Batista (PMN), presidente da Comissão de Saúde Pública da Casa e autor, ao lado do ex-deputado estadual e hoje deputado federal Schiavinato (PP), da Lei estadual nº 19.097/2017, que instituiu no estado o "Abril Marrom", mês dedicado a ações preventivas de doenças que causam a cegueira, como o glaucoma, a catarata e a retinopatia diabética.

Para o deputado Dr. Batista, o “Abril Marrom” auxilia a população a buscar o diagnóstico das doenças que causam cegueira, muitas delas difíceis de identificar nos estágios iniciais, mas que podem ser irreversíveis nos estágios avançados. “O glaucoma, por exemplo, desafia a medicina e é a principal causa de perda de visão. Quando surgem os primeiros sinais o risco de o paciente perder a visão é iminente e definitivo”, explicou. Na segunda-feira (8), a Assembleia Legislativa, juntamente com o Hospital de Olhos do Paraná, irá disponibilizar aparelhos para exames (Leia reportagem no site).

Escola do Legislativo Na terça-feira (9), às 10 horas, o Plenarinho da Casa recebe o lançamento do Programa de Atendimento às Vítimas de Crimes Violentos, desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado Paraná. O evento acontece em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia. Com o novo serviço, a Defensoria passa a oferecer assistência jurídica e psicossocial às pessoas que forem vítimas de crimes violentos. Por isso, no mesmo evento, será assinado um acordo de cooperação técnica com a Universidade Tuiuti do Paraná, que prestará o atendimento por meio de acadêmicos e professores do curso de Psicologia. Outro acordo de cooperação técnica será firmado com o Tribunal de Justiça do Paraná, visando o aprimoramento de atividades relativas à aplicação de medidas socialmente úteis como substitutivos penais. 

Comissões Na terça feita (9), acontecem quatro reuniões de comissões permanentes da Casa. A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada Cantora Mara Lima (PSDB), reúne-se à 9h30, na Sala de Reuniões, localizada no 3º andar do Prédio Administrativo. Às 10 horas, no Auditório Legislativo, acontecerá a reunião da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, presidida pelo deputado Goura (PDT).  Já às 13h30, no Auditório Legislativo, ocorre a reunião regimental da Comissão de Constituição e Justiça. E, logo após o término da sessão plenária, a Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação, presidida pelo deputado Tião Medeiros (PTB), seu reunirá no Auditório Legislativo.

Na quarta-feira (10), a Sala de Reuniões, localizada no 3º andar do Prédio Administrativo, receberá duas reuniões de comissões. A primeira, promovida pela Comissão de Finanças e Tributação, presidida pelo deputado Nelson Justus (DEM), acontece às 13h30. Logo em seguida, às 14 horas, acontece reunião da Comissão de Segurança Pública, presidida pelo deputado Coronel Lee (PSL).

Sessões solenes – Duas sessões solenes marcam a agenda da Casa nesta semana. Na segunda-feira (8), às 18 horas, por proposição da deputada Cantora Mara Lima (PSC), a Assembleia concede o título de cidadão honorário do estado do Paraná ao pastor Ival Teodoro da Silva. Nascido na Cidade de Martinópolis, Estado de São Paulo, no dia 10 de dezembro de 1951, o homenageado tem destacada atuação dentro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, tendo sido presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus do Estado do Paraná e da União de Ministros das Assembleias de Deus dos Estados do Sul do Brasil. Já na quarta-feira (10), a Casa homenageia os 19 anos de fundação da Unibrasil – Centro Universitário. A solenidade, proposta pelo deputado Rubens Recalcatti (PSD), acontece às 18 horas, no Plenário da Assembleia.

*Na próxima semana pela primeira vez a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) irá se instalar em uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, a ExpoLondrina (Leia reportagem no site).

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação