Comunicação comemora avanços com ampliação do sinal da TV Assembleia e coordenação da interiorização Departamento coordenou a Assembleia Itinerante, uma das principais inovações do legislativo em 2023.

28/12/2023 09h18 | por Ana Luzia Mikos

Créditos: Arte: Vinícius Leme

A missão de levar as ações, decisões e iniciativas do legislativo paranaense para mais perto da população foi cumprida de uma forma ainda mais efetiva pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná este ano. Simultaneamente ao trabalho de divulgar o dia a dia do parlamento em todos os canais de mídia, o departamento coordenou uma das principais novidades da Casa de Leis em 2023, a Assembleia Itinerante.

Além de estar presente em todas as nove edições do evento pelo estado, com uma equipe completa de profissionais do site, TV, rádio e redes sociais, foi pela Comunicação que passaram todas e reivindicações feitas pela população. Tanto as demandas dos órgãos oficiais, como os formulários entregues nas urnas disponibilizaras nos estantes do legislativo durante as interiorizações e enviadas virtualmente.

Foram cerca de três mil sugestões e todas estão sendo respondidas, além da possibilidade de virarem projetos de lei, emenda ao Orçamento ou ao Plano Plurianual, ou ainda, quando enviadas ao Governo do Estado.

A Diretoria de Comunicação realizou a cobertura de todos os eventos realizados na Casa, como as sessões plenárias, reuniões das comissões e blocos temáticos, sessões solenes e audiências públicas sobre os mais diversos temas de interesse e relevância para a sociedade.

Na TV Assembleia, a troca de equipamentos de SD para Full HD, representou ganhos expressivos de qualidade na imagem. O sinal foi ampliado levando as atividades legislativas para mais paranaenses.

“O ano de 2023 teve avanços jamais vistos aqui na Assembleia, onde a Comunicação, principalmente, foi totalmente reformulada e vem sendo ampliada para todo o Paraná. Uma das principais ações da Mesa Executiva nesse ano foi levar o canal da TV Assembleia para 199 municípios do interior do Paraná. Com isso, nós vamos atingir praticamente o estado inteiro, tendo em vista também o alcance de cada transmissor desse em cada cidade”, afirmou a diretora de Comunicação, jornalista Kátia Chagas.

“Pudemos levar o trabalho dos deputados, fazer uma prestação de contas da atividade parlamentar e também aproximar a população do legislativo, que é a missão da Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná. Fazer com que as pessoas conheçam melhor o trabalho dos 54 deputados, acompanhem as atividades e participem mais do processo democrático. E é essa a tarefa que a gente vem se dedicando e trabalhando muito, principalmente usando todos os canais numa comunicação multiplataforma”, acrescentou.

O conteúdo é divulgado no site, com matérias enviadas às rádios e nas redes sociais e, principalmente, com a transmissão dos eventos da casa por meio do YouTube, Facebook, além da TV Assembleia, no canal aberto 10.2 e no ClaroNet canal 16.

Conselho

A diretora de Comunicação, Kátia Chagas, passou a integrar em 2023 o Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, em Brasília, como representante da sociedade civil organizada. Criado em maio de 2019, o órgão é responsável pela interlocução entre o Legislativo federal e a população brasileira. Além dela, o Conselho conta com outros três membros da sociedade, servidores e deputados federais.

Uma forma de intercâmbio para partilhar conhecimentos e experiências e ampliar a comunicação legislativa. “Uma grande estrutura para levar à sociedade os debates, decisões e leis que impactam diretamente a população, aproximando o Poder Legislativo das pessoas e contribuindo para o exercício pleno da cidadania. São iniciativas, tecnologias e experiências que podem ser replicadas em outras casas legislativas. Importante estreitar essa relação com a Câmara e a sociedade”, avaliou Kátia Chagas. Primeira mulher a comandar a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, ela está à frente da pasta desde 2015 e também integra a diretoria da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral).