Confira um resumo dos pronunciamentos dos deputados na sessão desta quarta-feira (28) Entre outras abordagens, deputados se manifestaram sobre a cerimônia do Governo do Estado para a entrega de 466 novas viaturas às polícias.

28/06/2017 17h32 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana.
Direto da Tribuna.

Direto da Tribuna.Créditos: Arte: Vinícius Leme.

Direto da Tribuna.

Movimento – O deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), primeiro orador a falar da tribuna na sessão desta quarta-feira (28), usou o espaço para fazer o registro da reunião realizada no início da noite de terça-feira (27), no Plenarinho da Assembleia, para o lançamento do movimento “Plantando a Política que Queremos”. O parlamentar, um dos organizadores do encontro, destacou que essa é uma iniciativa apartidária, criada por lideranças da sociedade com a finalidade de conscientizar e envolver cidadãos paranaense na vida pública, com palestras e eventos sobre participação e colaboração política. Praczyk ressalta a importância da mobilização social para definição dos rumos do Brasil.

Região Metropolitana – O deputado Alexandre Guimarães (PSD) falou sobre a atuação da Comissão de Assuntos Metropolitanos, que preside, e disse que em breve o trabalho será árduo diante da chegada de projetos de lei do Governo Estado para regularizar as regiões metropolitanas do estado, conforme exige o Estatuto das Metrópoles. "São estudos realizados pela SEDU e COMEC que teremos que analisar e adequar para o melhor caminho das cidades, priorizando o desenvolvimento regional". Pelo Estatuto, estados e municípios têm até fevereiro de 2018 para se adequar às exigências do Estatuto das Metrópoles.

Universidades – O deputado Tadeu Veneri (PT) usou o horário do partido para contestar números apresentados recentemente sobre o custo do aluno nas universidades estaduais. Segundo ele, haviam divulgado que o custo de um aluno na Unioeste, por exemplo, seria superior a R$ 15 mil por mês. A universidade divulgou nota dizendo que se o custo fosse esse a instituição teria que ter um orçamento anual de R$ 2,2 bilhões, "sendo que este foi o valor aplicado em todo o ensino superior no estado". Ainda, segundo Veneri, a Unioeste disse que no ano de 2016 o valor repassado à instituição foi de R$ 352 milhões para atender os 12.250 alunos, e que o custo mensal por aluno seria na verdade de R$ 2.529,00. O deputado também questionou os valores recebidos por professores e funcionários das universidades e convidou a todos para uma audiência pública no próximo dia 11, em defesa do ensino público superior.

Novas viaturas – O deputado Marcio Pacheco (PPL) disse que enaltecia as iniciativas do governador Beto Richa destinadas a fortalecer a segurança pública, e que nesta semana entregou nova viaturas aos policiais Militares, Civis, Ambientais e também para o Instituto de Criminalística. Ele elogiou a iniciativa e falou sobre a importância das novas viaturas para todos os cidadãos paranaenses. Mas o parlamentar também fez considerações e críticas sobre a solenidade de entrega, feita no Centro Cívico, em Curitiba, ao perguntar sobre o custo de deslocamento dos prefeitos, vereadores e assessores até a Capital, para recebimento dos veículos.

Novas viaturas II – O deputado Hussein Bakri (PSD), por sua vez, lembrou que já foi prefeito e por isso discordava completamente do deputado Marcio Pacheco (PPL). Ele frisou que a ação de entrega das viaturas demonstra que um grande esforço vem sendo feito pelo Governo do Estado para investir na segurança pública de todos os paranaenses. “Como vão levar as viaturas para os municípios? Os policiais precisam vir até aqui para buscar os veículos”, explicou. Disse ainda, com base em experiência própria, que os prefeitos e vereadores, quando vêm à Capital, aproveitam a ocasião para buscar soluções para inúmeras outras questões que envolvem seus municípios.

Novas viaturas III – O líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), classificou como "infeliz" o pronunciamento do deputado Marcio Pacheco (PPL), que criticou a cerimônia de entrega de 466 viaturas para as polícias do Paraná, ocorrida na terça-feira (27), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Romanelli disse que a população está feliz e que as ações do Governo precisam ser mostradas. O líder governista destacou que a entrega das viaturas faz parte de um "programa de Estado que destinará um total de 1.100 viaturas para todas as Polícias, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, dentro do Programa Paraná Seguro”. Reforçou que as viaturas não foram compradas por efeito de emendas parlamentares e que os prefeitos vêm a Curitiba porque o Governo tem ações para os municípios.