Confira um resumo dos pronunciamentos dos deputados na sessão desta segunda-feira (5) Entre outros temas, deputados abordaram a passagem do Dia do Meio Ambiente, problemas nas rodovias pedagiadas e crise nas universidades.

05/06/2017 17h59 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana.
Direto da Tribuna.

Direto da Tribuna.Créditos: Arte: Vinícius Leme.

Direto da Tribuna.


Meio ambiente – O deputado Pastor Edson Praczyk (PRB) destacou nesta segunda-feira (5), no Dia Mundial do Meio Ambiente, a fusão de instituições que deram origem ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão vinculado à SEMA, e o trabalho desenvolvido hoje pelo órgão.  “Uso esta tribuna para enaltecer a atuação do presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto”, disse ele, ao falar sobre uma série de programas e ações implementadas nos últimos anos. Observou que o objetivo é conscientizar e educar a população do estado sobre a importância de preservar o meio ambiente. “Parabéns ao IAP”, sublinhou o parlamentar.

 

Meio ambiente II – O deputado Rasca Rodrigues (PV) também enalteceu a data de 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente, “lembrada para promover atividades relacionadas ao meio ambiente e para a necessidade de preservação dos recursos naturais”. Infelizmente, segundo ele, “o que vemos é um retrocesso nesta área ambiental”. Ele criticou e lamentou a decisão do presidente Donald Trump, presidente do segundo maior poluidor do mundo – só perdendo essa condição para a China – pela retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris. “O aquecimento global não tem fronteiras, não tem limites”, alertou.

 

Universidades – O deputado Tadeu Veneri (PT) lamentou a possibilidade do bloqueio de recursos das universidades estaduais pelo Governo do Estado. Segundo o deputado, as universidades estaduais de Londrina, Maringá e Cascavel já "falam em fechar as portas. E isso é preocupante". O bloqueio de verbas das universidades seria pela não implementação do programa Meta-4 da Secretaria da Fazenda que, de acordo com Veneri, retiraria a autonomia das universidades. Veneri lembrou que essa tentativa já teria ocorrido no Governo Lerner, mas que diante da pressão das instituições ela não prosperou e que ao final do governo as instituições estavam “em frangalhos". O deputado alertou ainda que os vestibulares deste ano das universidades estaduais poderão não acontecer.

 

Universidades II – O deputado Stephanes Junior (PSB) usou a tribuna para falar sobre a inclusão de universidades estaduais no RH-Paraná – Meta-4, sistema de processamento da folha de pagamento do Governo do Estado. Ele destacou que além de garantir mais transparência, esse sistema possibilita a gestão plena de pessoal. O deputado explicou ainda que a plataforma permite, entre outras ações, detectar de forma imediata qualquer inconsistência no lançamento de dados que compõem a remuneração dos servidores estaduais.

 

Universidade III – O deputado Péricles de Mello (PT) utilizou o horário da Oposição para criticar a aplicação do programa Meta-4, que segundo ele não é sinônimo de transparência e sim, da transformação das "universidades em departamento do Executivo". Para o deputado, com esse sistema todos os gastos das instituições deverão ser aprovados pelo Executivo, o que pode inviabilizar a realização de cursos e pesquisas pelos professores.

 

Pedágio – A construção de um muro pela concessionária de pedágio Viapar entre Arapongas e Rolândia, para impedir que os motoristas tenham um acesso alternativo para não pagar a tarifa de pedágio, foi tema do pronunciamento do deputado Tercílio Turini (PPS). Ele disse que a população e vereadores estão realizando diversos manifestos contrários e lamentou o silêncio dos prefeitos das duas cidades, ao considerar que a construção do muro é "um absurdo". 

 

Pedágio II – O deputado Nelson Luersen (PDT) pediu ao Governo do Estado providências para resolver inúmeros problemas que atingem as estradas que ligam os municípios paranaenses, especialmente os da região Sudoeste. Ele fez um breve relato citando inúmeros casos de dificuldades de deslocamento vivenciadas pelos moradores de várias cidades. Segundo ele, há necessidade urgente da duplicação de diversos trechos, as tarifas de pedágio precisam ser revistas e melhorias são necessárias. “Estou apresentando hoje um requerimento pedindo solução para a estrada que faz a ligação entre Pérola do Oeste e Realeza”, informou.

 

Aeroporto – O deputado Schiavinato (PP) voltou a defender a implantação do aeroporto regional do Oeste, em Cascavel. Ele lamentou que pela terceira vez consecutiva comprou uma passagem aérea de Cascavel para Curitiba e teve que fazer a viagem de ônibus, em razão do cancelamento do voo por condições climáticas. Disse que essa luta é de toda a sociedade do Oeste e que vai contribuir também para o transporte de cargas da região. Aproveitou o horário para parabenizar a população de Goioerê pela realização da 15ª Festa do Leitão Maturado, que contou com a presença da esquadrilha da fumaça. "São eventos como esse que mostram a pujança do turismo e do agronegócio". 

 

PIB – O deputado Elio Rusch (DEM) usou o espaço do partido para lembrar que após oito trimestres seguidos de encolhimento do PIB, o Brasil cresceu 1% no primeiro trimestre de 2017. Disse que, embora pequeno, esse crescimento foi possível graças ao trabalho dos produtores rurais. No agronegócio tivemos um crescimento de 13,4%. "Não é só de pessimismo e notícia ruim que o brasileiro deve viver", disse. O deputado destacou os investimentos em ciência e pesquisa do setor que, nos últimos 21 anos, vive seu melhor momento, e parabenizou o trabalho desenvolvido pelo IAPAR, pela EMATER e também pelas cooperativas do estado.

 

Inauguração – A reinauguração do Cine Teatro Ouro Verde, em Londrina, que acontece na próxima sexta-feira (9), pelo governador Beto Richa (PSDB), foi destacada pelo deputado Cobra Repórter (PSD). Para ele, essa é uma inauguração muito importante para o Paraná. Também falou da inauguração da estrada dos Pioneiros, em Rolândia, e aproveitou o espaço para dizer que, segundo informações da Secretaria de Infraestrutura e Logística, a rodovia PR-170 será totalmente recapeada no segundo semestre. O deputado ainda lamentou a decisão da empresa Viapar de bloquear, com concreto, o acesso à estrada alternativa na ligação entre os municípios de Arapongas e Rolândia. Disse que a população paga mais com pedágio, para circular pelo trecho, do que com combustível. 

 

Audiência – O deputado Professor Lemos (PT) falou sobre a audiência pública realizada na semana passada com o secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, prevista na Lei Complementar nº 101, de maio de 2000 (a Lei de Responsabilidade Fiscal), que exige a demonstração e avaliação periódica do cumprimento de metas fiscais. Lemos questionou os dados apresentados pelo secretário e disse que existem diferenças entre os números divulgados e os investimentos feitos em vários setores. Reivindicou que nova apresentação seja realizada, que sejam permitidos questionamentos e que o Governo conceda o reajuste salarial dos servidores públicos. Lemos disse que “as contas não fecham”.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação