Confira um resumo dos pronunciamentos na sessão plenária desta segunda-feira (3) Diversos parlamentares se alternaram na tribuna da Alep, durante a sessão, elogiado ações do Governo do Estado e cobrando esclarecimentos.

03/04/2017 16h57 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana
Direto da Tribuna

Direto da Tribuna Créditos: Arte: Vinicius Leme/Alep

Direto da Tribuna

Agronegócio – O deputado Tercílio Turini (PPS) destacou a importância da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (Expo Londrina) 2017, que foi aberta no dia 30 de março e se estende até o próximo dia 9. Conforme Turini, a feira é um dos maiores eventos do agronegócio do Paraná, com vasta programação de lazer e entretenimento. Ele aproveitou para convidar a todos para visitar a Expo Londrina e parabenizou a Sociedade Rural pela promoção do evento.

Investigações – O líder da Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), falou sobre as investigações contra políticos em níveis nacional e estadual. Disse que a "criminalização da política, dos políticos e dos movimentos sociais se mostra frágil". Lembrou que num passado recente muito se falou contra o Partido dos Trabalhadores, mas que são vistas nos últimos dias diversas denúncias contra integrantes de outros partidos, que agora se calam. Falou da recente denúncia do Ministério Público que envolve a liberação de licenças ambientais pelo Instituto Ambiental do Paraná na cidade de Paranaguá.

Contorno Norte – O anúncio da construção do Contorno Norte de Londrina/Cambé, obra muito reivindicada pela população da região – feito na semana passada pelo governador Beto Richa, foi enaltecido pelo deputado Cobra Repórter (PSD) em seu pronunciamento.  Ele também falou sobre a importância da notícia da antecipação das obras de duplicação em um trecho da BR-369. “São obras fundamentais para o desenvolvimento do estado”, frisou.

Cidadania – O líder do PSD, deputado Hussein Bakri, lembrou do projeto "Prefeito com o Povo", lançado por ele quando foi prefeito de União da Vitória. O projeto consistia numa feira de serviços de diversos setores para a população carente. Disse que nesse final de semana, algo parecido aconteceu naquela cidade, com o nome de "Amigos do Povo", com o objetivo de aproximar as pessoas em vulnerabilidade social dos serviços públicos e de justiça. Aproveitou o espaço para lamentar que, em algumas regiões, a comunicação da Polícia Militar ainda é feita no sistema analógico, que permite a qualquer pessoa acessar a frequência. Ele também parabenizou o deputado Chico Brasileiro, que no domingo foi eleito prefeito de Foz do Iguaçu.

Licença ambiental – O líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), rebateu as críticas da Oposição informando que representantes do Governo do Estado estavam, naquele momento, concedendo entrevista coletiva para explicar como são concedidas as licenças ambientais, com o objetivo de esclarecer a questão da instalação de empresas no eixo modal de Paranaguá. Ele afirmou que repudiava as informações veiculadas, que são equivocadas, e que todas as licenças emitidas no estado cumprem a legislação vigente, bem como os procedimentos técnicos. Segundo o deputado, a coletiva acontecia na sede da Procuradoria-Geral do Estado e contava com as participações do procurador-geral, Paulo Rosso; do presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, e do presidente Appa, Luiz Henrique Dividino.

Denúncias – O deputado Requião Filho (PMDB) utilizou o horário reservado à Liderança da Oposição para dizer que não concordava com as explicações dadas pelo líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), sobre as denúncias do Ministério Público estadual relacionadas à emissão de licenças ambientais no Paraná. Argumentou que já são várias as denúncias envolvendo o Governo do Estado e que “o governador tem o direito de se explicar e que é inocente até que se prove o contrário”.