Confira um resumo dos pronunciamentos na sessão plenária desta terça-feira (7) Entre outros temas, parlamentares discorreram sobre problemas na área da segurança pública e sobre melhorias nas instalações das escolas públicas.

07/03/2017 16h50 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana
Direto da Tribuna 07/03/2017.

Direto da Tribuna 07/03/2017.Créditos: Arte: Vinicius Leme/Alep

Direto da Tribuna 07/03/2017.


Criminalidade – Segurança pública foi o tema abordado pelo deputado Cobra Repórter (PSD). Ele citou a situação do município de Kaloré, que foi palco na madrugada desta terça-feira (7) da ação de uma quadrilha que explodiu um banco da cidade. Ele elogiou o trabalho do setor de Segurança Pública do Estado, que “vem atuando para combater a criminalidade”. Agradeceu ainda os esforços do Governo para ampliar e aperfeiçoar a estrutura das Polícias Civis e Militar.

 

Visita – O deputado Pedro Lupion (DEM), em visita ao Hospital Erasto Gaertner, ficou satisfeito em poder conhecer as modernas estruturas da instituição, que segundo ele não deixa a desejar em relação a dos demais hospitais do país voltados ao tratamento do câncer. Para o deputado, são equipamentos modernos que contam, inclusive, com um robô cirurgião. O hospital atende em sua maioria pacientes do SUS, o que abrange 93% dos atendimentos. A visita do deputado ao hospital aconteceu para a entrega de uma emenda parlamentar federal, proposta pelo ex-deputado federal Abelardo Lupion.  

 

Saneamento – O líder da Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), voltou a falar sobre a venda de ações – ordinárias e preferenciais – da Sanepar, no mercado financeiro. Questionou as informações dadas pelo Governo sobre o volume de papéis colocados à venda; disse entender que a operação beneficia investidores privados; e que está apresentando um pedido de informações para com o objetivo de esclarecer as dúvidas.

 

Licença - A alteração da Lei 6.174/1970, que concede a licença de 90 para que os servidores estaduais acompanhem os dependentes em tratamento de saúde, foi defendida pelo deputado Schiavinato (PP). O deputado sugere ao Poder Executivo que amplie para seis meses esse prazo quando se tratar de casos de câncer infantil. Ele lembra que o tratamento da doença é mais longo e que a presença dos pais trará maior conforto à criança. O deputado apresentou um projeto de lei com essa alteração, mas que foi considerado inconstitucional pela Comissão de Constituição de Justiça da Alep, por gerar custos ao Executivo. 

 

Educação – O deputado Evandro Junior (PSDB) anunciou que pretende lançar um programa, em parceria com empresários e a sociedade organizada, que contribua com melhorias para as escolas da rede pública do Paraná. Disse que vem refletindo sobre como pode ser melhorada a estrutura desses estabelecimentos e lamentou que muitos colégios ainda não conseguiram instalar o ar condicionado comprado pelo Governo, por problemas na rede elétrica. 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação