NOTÍCIA
Notícia
Congressistas paranaenses receberão carta pedindo apoio a projeto que destina mais verbas para a saúde
17h33
por Assessoria de Imprensa, com a colaboração de Gibran Mendes.
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049
2 min de leitura
1.595 visualizações
Os três senadores do Paraná e os 30 representantes do estado na Câmara Federal receberão, ainda nesta semana, uma carta assinada por diversas entidades pedindo apoio ao projeto de lei de iniciativa popular que pretende destinar 10% da receita bruta da União para a saúde pública.
O documento, assinado por 13 entidades e instituições, alerta que a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que define o percentual mínimo a ser aplicado em saúde pública por cada esfera do governo, deixou de lado o orçamento federal. Desta forma, o movimento “Saúde + 10” pretende reverter este quadro com um projeto de lei de iniciativa popular, e para isso quer o apoio dos parlamentares paranaenses no Congresso Nacional.
A carta é o resultado da audiência pública promovida no último dia 19 de março, na Assembleia Legislativa. “Este é um projeto que começa longe dos círculos partidários, o que apenas reforça seu caráter apartidário, pois é uma luta de todos os brasileiros”, disse o deputado estadual Gilberto Martin (PMDB), propositor e organizador da audiência, ao lado do deputado Dr. Batista (PMN), presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia. Ele explica que o movimento corre todo o Brasil e une instituições de diferentes campos com este objetivo em comum.
Martin utilizou a tribuna da Assembleia na última segunda-feira (1º) para reforçar o pedido das entidades que assinam a carta. “Nossa expectativa é que este projeto injete mais R$ 40 bilhões na saúde, por ano. A estimativa é de que o déficit do SUS seja de R$ 30 bilhões. Com esta verba e com a otimização dos recursos poderemos melhorar consideravelmente nosso sistema público de saúde”, disse Martin.
O documento, assinado por 13 entidades e instituições, alerta que a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que define o percentual mínimo a ser aplicado em saúde pública por cada esfera do governo, deixou de lado o orçamento federal. Desta forma, o movimento “Saúde + 10” pretende reverter este quadro com um projeto de lei de iniciativa popular, e para isso quer o apoio dos parlamentares paranaenses no Congresso Nacional.
A carta é o resultado da audiência pública promovida no último dia 19 de março, na Assembleia Legislativa. “Este é um projeto que começa longe dos círculos partidários, o que apenas reforça seu caráter apartidário, pois é uma luta de todos os brasileiros”, disse o deputado estadual Gilberto Martin (PMDB), propositor e organizador da audiência, ao lado do deputado Dr. Batista (PMN), presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia. Ele explica que o movimento corre todo o Brasil e une instituições de diferentes campos com este objetivo em comum.
Martin utilizou a tribuna da Assembleia na última segunda-feira (1º) para reforçar o pedido das entidades que assinam a carta. “Nossa expectativa é que este projeto injete mais R$ 40 bilhões na saúde, por ano. A estimativa é de que o déficit do SUS seja de R$ 30 bilhões. Com esta verba e com a otimização dos recursos poderemos melhorar consideravelmente nosso sistema público de saúde”, disse Martin.
Notícias Relacionadas
09:04
Deputada Secretária Márcia Huçulak (PSD) alerta para baixa adesão à vacina da gripe
Parlamentar lembra que a imunização reduz casos graves e a necessidade de internações, que impactam os sistemas de saúde. "Não acredite em negacionistas", diz.
Leia mais
14:35
Treinamento sobre Manobra de Heimlich reforça importância do atendimento rápido em casos de engasgo
Profissionais do SAMU capacitaram servidores e colaboradores da Assembleia Legislativa em técnicas de primeiros socorros.
Leia mais
11:39
Projeto de lei propõe Dia Estadual da Saúde Bucal do Bebê e homenageia criador da Bebê Clínica da UEL
Texto foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Tercilio Turini (MDB).
Leia mais
11:47
Audiência Pública online reúne especialistas para debater saúde trans, combate à LGBTIfobia e políticas inclusivas no Paraná
Iniciativa foi da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia, presidida pelo deputado Professor Lemos (PT).
Leia mais