Congresso Técnico discute proposta do Circuito Turístico “Cidades Históricas do Paraná”

10/08/2020 16h46 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Delegado Recalcatti (PSD).

Deputado Delegado Recalcatti (PSD).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Delegado Recalcatti (PSD).

O deputado Delegado Recalcatti (PSD) participou, na sexta-feira (07), do I Congresso Técnico das Cidades Históricas do Paraná que aconteceu por videoconferência e reuniu gestores municipais, comunidade acadêmica, profissionais e empresários do turismo. Organizado pelo coordenador de Comunicação e Eventos da Lapa, Márcio Assad, o evento deu início aos debates sobre o projeto de lei de Delegado Recalcatti que criou o Circuito Turístico Cidades Históricas do Paraná, aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná.

“Ainda não sabemos quando a vida voltará ao normal, mas certamente mudanças vão acontecer e esta proposta ajuda o turismo do Paraná a criar um produto que se adaptará perfeitamente às exigências e o perfil dos visitantes do nosso estado”, afirmou o Delegado Recalcatti, que também é presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná. Ele também explanou sobre a elaboração da proposta e lembrou a contribuição dada por Assad, com quem discutiu o tema.

Logo no início da videoconferência, o compositor, cantor, escritor e professor Silvestre Alves fez uma apresentação com a música “Café Tropeiro”, como um símbolo de homenagem à história do Paraná. A palestra master ficou a cargo do empresário Márcio Canto de Miranda, que é diretor executivo da Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur). Ele demonstrou a realidade do mercado atual e suas novas tendências.

De acordo com Miranda, estudos no mundo todo apontam para um novo comportamento dos turistas. A princípio, a tendência será a busca por roteiros mais próximos que evitem grandes deslocamentos, em especial, por via aérea. Nesse sentido, pequenos grupos familiares e de amigos tendem a viajar de carro buscando roteiros e locais com a menor aglomeração possível. Segundo ele, propostas como a do Circuito Cidades Históricas do Paraná preenchem os requisitos desse “novo turista”.

Para Márcio Assad, o sucesso do evento em todos os aspectos é a demonstração que o programa está indo na direção certa e terá que contar cada vez mais com a participação de todos. "O deputado Delegado Recalcatti, ao propor o projeto que foi aprovado pela Assembleia, nos deu uma certidão de nascimento e é o padrinho “dessa criança’", disse. “Caberá a nós todos fazermos crescer, fortalecer e ter um bom futuro", completou.

Próximos passos – O cronograma do programa prevê que, a partir de agora, os municípios enviarão as suas propostas de produtos locais que possam ser integrados em roteiros com cidades vizinhas. Dessa forma, serão formatados “novos produtos turísticos” envolvendo operadoras e agências. Márcio Assad disse que todos os critérios técnicos serão seguidos, bem como as legislações pertinentes, além dos protocolos de saúde pública necessários.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação