Sirley Santos, aposentada, deu um depoimento emocionado sobre como é difícil ter acesso aos exames e medicamentos gratuitos para combater o câncer. Ela descobriu a doença aos 31 anos na mama. Na época, fez tratamento por plano de saúde. Se curou, mas alguns anos depois foi novamente diagnosticada com câncer. E de lá pra cá, trava uma dura batalha contra a doença e contra o descaso, porque da segunda vez precisou recorrer ao SUS.
(sonora)
Já a funcionária pública, chefe do Departamento de Trânsito de Pato Branco, Marilena Meneguzzo, Faz o tratamento do câncer de mama pelo plano de saúde, mas mesmo assim, tem encontrado problemas na hora de liberar exames. Ela vai fazer quimioterapia pelos próximos nove anos. Mas depois de passado o impacto da notícia, Marilene luta diariamente pela vida e também se engajou em campanhas de prevenção.
(sonora)
O GAMA, Grupo de Apoio à Mama, de Pato Branco, é uma Associação dos Amigos e Portadores de Câncer, que possui uma Casa de Apoio que recebe todos os pacientes que se tratam de câncer em Pato Branco. Mantida pela comunidade, a Associação já funciona há dez anos. Clemair Ruffato Bertol, uma das quatro fundadoras, conta que precisou fazer o tratamento contra a doença em Curitiba, porque na época Pato Branco não oferecia o serviço. Hoje, graças a esse trabalho, conta Clemair, é possível se tratar na região e ter ainda mais que isso.
(sonora)
Gerti Berto nunca teve câncer, mas é uma incansável lutadora contra a doença. Ela é vice-presidente da Associação Cascavel Rosa, que faz um trabalho de prevenção e de diagnóstico precoce ao câncer de mama. Um grupo de voluntárias que tem o foco de levar informação para as mulheres. O grupo foi fundado em 2012 e em 2013 se estendeu também para o trabalho com os homens. Onde é convidado, lá está o grupo. Escolas, empresas, periferias... Gerti gosta tanto do que faz que se emociona ao falar do trabalho.
(sonora)
As associações, grupos, organizações não governamentais podem e devem ajudar, mas é dever do Estado proporcionar o acesso aos tratamentos e medicamentos contra o câncer. E é dever do cidadão ter esse atendimento de graça.