O deputado estadual Tercilio Turini se reuniu na manhã desta terça-feira (18) com representantes de 28 associações de loteamentos de chácaras de Londrina, gestores da Copel e a especialista em regularização fundiária Rosangela Lantmann para discutir a situação do fornecimento de energia elétrica nas propriedades. As lideranças apresentaram suas demandas e buscaram da companhia esclarecimentos sobre as perspectivas de atendimento às comunidades.
Os loteamentos estão em processo de regularização — alguns já legalizados — e os proprietários aguardam a ligação individualizada de energia, medida considerada essencial para garantir segurança, conforto e melhores condições às famílias e pequenos produtores. Hoje, muitos convivem com quedas frequentes no fornecimento, resultado do uso compartilhado de um único padrão por diversas chácaras. A Copel informou que vai analisar caso a caso e responder às associações.
Turini lembrou que é autor do projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa que autoriza a ligação individualizada de energia elétrica e abastecimento de água em loteamentos de terrenos e chácaras em fase de regularização. A proposta deve entrar em primeira votação na próxima semana. “Queremos assegurar atendimento às famílias paranaenses que adquiriram seus lotes e se enquadram no programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb)”, ressaltou.
O deputado destacou ainda o caráter social da iniciativa, que busca garantir dignidade e condições adequadas de moradia, lazer ou produção aos proprietários que adquiriram os imóveis de boa-fé. “Essas famílias investiram, ficaram sem infraestrutura básica e enfrentam dificuldades sem serviços essenciais. A intenção é permitir que quem está regularizando seus lotes tenha acesso a energia e água fornecidas pela Copel e pela Sanepar”, afirmou.
Em Londrina, estima-se que existam mais de 40 mil terrenos e chácaras irregulares, situação que se repete em vários municípios do Paraná. Milhares de famílias ainda dependem de ligações improvisadas de energia, convivendo com riscos, e muitas utilizam poços para obter água. Turini e a advogada Rosangela Lantmann têm dialogado com representantes de loteamentos de Londrina, Cambé, Ibiporã e outras cidades para avançar na garantia de infraestrutura básica.
Participaram da reunião dirigentes dos loteamentos e condomínios Primavera, Jericó, Monte Sinai 1 e 2, Bom Jesus, Shalom 2, Água dos Periquitos, Iara, Santa Paula, Araucária, Vale Fértil, Cambezinho, Carolina 2, Alto da Conquista, Recanto Paraíso, Vale do Rubi, Estância Colina do Sol (Irerê), Lírio dos Vales, São Judas Tadeu, KM 11, Primavera Dourada, Santa Fé, Três Bocas, Recanto da Onça, Recanto Capelinha, Filhos do Rei, Fazenda Nata e Recanto Betânia.