Consumidor, conheça as leis e faça valer os seus direitos
Na Semana do Consumidor lembramos de normais legais estaduais que integram o rol de informações disponíveis no aplicativo “Agora é Lei no Paraná”.
As empresas prestadoras de serviços que ofereçam descontos ou vantagens temporárias ao consumidor deverão informar a data do término destes nas faturas mensais. A medida está prevista na Lei estadual nº 18.996/2017, que surgiu a partir de um projeto discutido e votado pelos 54 deputados na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).
Com o objetivo de conscientizar a população sobre seus direitos, destacamos na semana em que celebramos o Dia Internacional do Consumidor – data comemorada no dia 15 – essa e outras normais legais, que hoje integram o rol de informações disponíveis no aplicativo “Agora é Lei no Paraná”. No app estão reunidas leis que fazem parte do cotidiano de milhares de paranaenses.
O projeto de lei que deu origem a Lei estadual nº 18.996/2017 foi uma iniciativa do ex-deputado Nereu Moura (MDB). Quando a proposição foi discutida em Plenário na Assembleia, Moura defendeu a proposta destacando que muitos clientes são atraídos por promoções e após um certo período acabam sendo surpreendidos por contas com valores acima do planejado, em consequência do encerramento das vantagens.
Aplicativo – Hoje de qualquer lugar e em qualquer momento os consumidores podem conferir projetos de lei que tratam do direito do consumidor e que viraram lei no Paraná. É só acessar o aplicativo “Agora é Lei no Paraná”. O app, criado pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), por iniciativa da Diretoria de Comunicação, reúne cerca de 270 leis estaduais que tratam da compra e venda de produtos e prestação de serviços. A pesquisa pode ser feita por palavra ou categorias (serviços, lazer, saúde, educação, segurança e meio ambiente). Saiba mais sobre o aplicativo: https://bit.ly/2rNtqDC
Notícias Relacionadas
Dia do Consumidor: aplicativo Agora É Lei disponibiliza mecanismo para defender os direitos dos paranaenses
A ferramenta, criada há 7 anos pelo Poder Legislativo, ajuda o consumidor a conhecer seus direitos e reforça a importância de protege-los e exigi-los quando se sentirem lesados.
Leia mais
Comissão Executiva concede progressões e promoções a servidores efetivos da Assembleia
A concessão segue os termos do Relatório Final da Comissão Especial de Progressão por Antiguidade e Promoção.
Leia mais
Aplicativo criado há 6 anos ajuda consumidor a conhecer seus direitos
Reunindo mais de 350 leis sobre o Direito do Consumidor, ferramenta desenvolvida pelo Poder Legislativo foi lançada oficialmente no dia 20 de junho de 2017.
Leia mais
Agora É Lei: Assembleia disponibiliza mecanismos para defender consumidor
Aplicativo Agora é Lei e Comissão de Defesa do Consumidor permitem ao cidadão buscar seus direitos.
Leia mais