Contorno Leste é resultado da mobilização e da articulação política por Londrina, diz deputado Tercilio Turini (PSD)

22/08/2023 12h37 | por Assessoria Parlamentar

"É uma vitória de todos que se envolveram na mobilização pelo Contorno Leste", afirma o deputado Tercilio Turini.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A confirmação da inclusão do Contorno Leste de Londrina no edital de licitação do Lote 3 das concessões de rodovias é uma grande conquista, resultado da união da sociedade civil, setor produtivo, deputados estaduais, deputados federais, prefeitos, vereadores e todas as lideranças que se mobilizaram em defesa desse empreendimento estratégico para o Norte, o Norte Pioneiro, o Vale do Ivaí e outras regiões do Paraná. Um dos principais articuladores do movimento para garantir a obra, o deputado estadual Tercilio Turini (PSD) agradece ao Governo Federal por atender à reivindicação da comunidade regional e destaca a avaliação técnica do Ministério da Infraestrutura que encampou o Contorno Leste como obrigação da futura concessionária.

A informação sobre a conquista do Contorno Leste foi repassada pelo deputado estadual Arilson Chiorato e a deputada federal Gleisi Hoffmann, principais representantes do Governo Federal no Paraná. "Os dois tiveram atuação determinante na articulação política, mostrando que há consenso entre as lideranças regionais sobre a relevância da obra para a logística de transporte, o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida da população. Dois meses atrás estivemos em Brasília no Ministério da Infraestrutura com um grupo de representantes de entidades empresariais e da classe política. O Arilson e a Gleisi seguiram com o trabalho junto ao Governo Federal e agora tiveram a confirmação do ministro Renan Filho. É uma vitória de todos que se envolveram na mobilização pelo Contorno Leste", afirma o deputado Tercilio Turini.

Ele lembra ainda da audiência com o governador Ratinho Junior, que também recebeu uma comitiva de Londrina e região para conversar sobre o ramal rodoviário que vai ligar a PR 445 até a BR 369, criando um novo trajeto para retirar o tráfego intenso de veículos do perímetro urbano e abrir áreas de expansão. "O governador comentou comigo que estava decidido a fazer o Contorno Leste de Londrina e agora podemos comemorar a grande notícia. É uma soma de esforços e um resultado extraordinário para a nossa região com a notícia que chega do Governo Federal", acrescenta o deputado.

Tercilio Turini avalia que o Contorno Leste é uma das obras de infraestrutura mais significante das últimas décadas para o desenvolvimento de Londrina. "Vai garantir novas perspectivas de atração de investimentos, geração de empregos e renda, oportunidades para as famílias, segurança no transporte rodoviário, no sistema viário e preservação de vidas. Viabiliza também o acesso de cargas ao Aeroporto, que inclusive começa a ser ampliado nos próximos dias. A região de Londrina passa a ter o tratamento que merece", enfatiza Turini.