Coordenador da Frente Parlamentar do Coronavirus entrega relatório à Mesa Executiva

30/08/2021 19h00 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, recebe do coordenador da Frente do Coronavírus, deputado Michele Caputo, o relatório parcial das atividades desenvolvidas pelo grupo de trabalho.

Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, recebe do coordenador da Frente do Coronavírus, deputado Michele Caputo, o relatório parcial das atividades desenvolvidas pelo grupo de trabalho.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, recebe do coordenador da Frente do Coronavírus, deputado Michele Caputo, o relatório parcial das atividades desenvolvidas pelo grupo de trabalho.

21 encontros depois, com mais de 40 temas voltados para as áreas social, econômica e da saúde,  projetos de lei apresentados e sugestões feitas aos poderes executivos estadual e municipais, o deputado Michele Caputo (PSDB), entregou à Mesa Executiva,  durante a sessão plenária desta segunda-feira (30), um relatório da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná. Um trabalho inédito, sobre o qual o parlamentar, que é o coordenador do grupo, traçou uma série de ações, com embasamento de especialistas ouvidos.

Ações que, mais tarde  foram adotadas, como por exemplo, os protocolos sanitários para proteger os trabalhadores essenciais, como motoristas de ônibus e os da indústria, com o fornecimento de máscaras adequadas e realização de mais testes;  e o requerimento enviado ao Ministério da Saúde pela ampliação da participação do Brasil no consórcio global Covax Facility, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a ONU, para aquisição e desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19. Reunião que aconteceu em maio de 2020, e contou com a presença da vice-diretora geral da OMS, a brasileira Mariângela Simão.E Caputo cita outras ações. 

(Sonora)

Os deputados que compõem a Frente também visitaram a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) para acompanhar os estudos de uma vacina 100% paranaense e a produção do teste rápido de antígenos para detecção da Covid-19, dez vezes mais barato que o RT-PCR e com resultado em 15 minutos. Também foram a São Paulo, onde observaram os avanços da vacinação e da realização dos eventos testes, solicitaram a distribuição de doses da CoronaVac para o Paraná, conheceram como funciona o passaporte sanitário, a vacinação de adolescentes e o processo de produção da ButanVac, a primeira vacina nacional, apresentando o resultado em uma audiência pública na semana passada.

Mesmo reconhecendo o esforço da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e do Governo do Estado no enfrentamento à Covid-19,  Caputo disse que a Frente também fez muitas cobranças ao longo deste ano: criticou a lentidão da vacinação no estado; a demora na retomada das cirurgias eletivas, e até ao retorno às  aulas em um momento crítico da pandemia. E, por último, sinalizou que o trabalho do grupo deve continuar.

(Sonora)

O presidente Ademar Traiano (PSDB) também reconheceu a importância do trabalho da Frente e parabenizou o grupo e as medidas adotadas.

(Sonora)

Além do deputado Michele Caputo, coordenador, integram a Frente Parlamentar os deputados: Alexandre Amaro (Republicanos), Arilson Chiorato (PT), Boca Aberta Júnior (PROS), Cristina Silvestri (CDN), Delegado Fernando Martins (PSL), Delegado Francischini (PSL), Do Carmo (PSL), Douglas Fabrício (CDN), Dr. Batista (DEM), Emerson Bacil (PSL), Evandro Araújo (PSC), Gilson de Souza (PSC), Goura (PDT), Homero Marchese (PROS), Delegado Jacovós (PL), Luciana Rafagnin (PT), Luiz Claudio Romenalli (PSB), Luiz Fernando Guerra (PSL), Mabel Canto (PSC), Maria Victoria (PP), Mauro Moraes (PSD), Nelson Luersen (PDT), Paulo Litro (PSDB), Professor Lemos (PT), Rodrigo Estacho (PV), Soldado Fruet (PROS), Subtenente Everton (PSL), Tercílio Turini (CDN) e Reichembach (PSC).

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação