Coordenador de Frente Parlamentar destaca mobilização por vacina contra a Covid-19 por idade

28/05/2021 17h29 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus na Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus na Assembleia Legislativa do Paraná.

O deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná, destacou, nesta sexta-feira (30), a mobilização da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) pela vacinação contra a Covid-19 por critério de idade decrescente, a partir dos 59, independente de comorbidade ou não. "É na faixa etária entre 50 e 60 anos que se concentra as maiores partes das comorbidades. A decisão desburocratiza, deixa de trazer confusão, e agiliza a vacinação, o que mais precisamos agora", disse.

A própria Frente Parlamentar, segundo Michele Caputo, enviou ofício ao Ministério da Saúde e defendeu a proposta neste sentindo da secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, e do prefeito Rafael Greca. "Já tínhamos esse entendimento na Frente Parlamentar, uma proposta encampada também pelos prefeitos da FNP", disse Michele Caputo. 

Em nota, a FNP adianta que estados e municípios vão poder adotar o critério de idade decrescente. A nova orientação foi aprovada nesta quinta-feira (27) durante a 5ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), com gestores municipais, estaduais e federais de saúde.

Prefeitos debateram o pleito durante a reunião geral da FNP em 20 de maio. No mesmo dia, a entidade oficializou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a defesa desse modelo como alternativa para acelerar o processo e garantir a vacinação de forma universal e equitativa em todo o país, sem privilégios, injustiças e eventuais fraudes.

“Com a chegada de novas vacinas, vamos colocar esta proposta em prática e avançar na imunização da população contra a Covid. Aguarde o novo calendário de vacinação”, disse o presidente Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju (SE), em seu perfil em uma rede social. De acordo com o que foi apresentado na CIT, cidades com pouca ou nenhuma demanda de vacinação de grupos mais vulneráveis já podem seguir a nova estratégia.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação