CPI dos Planos de Saúde realizará audiência pública em Londrina

03/06/2013 15h12 | por Assessoria de Imprensa, com a colaboração do jornalista Vanderson Luiz Pereira.
Deputado Adelino Ribeiro (PSL).

Deputado Adelino Ribeiro (PSL).Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Deputado Adelino Ribeiro (PSL).
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa que investiga os Planos de Saúde estará em Londrina na próxima quinta-feira (6), a partir das 10 horas, na Câmara de Vereadores, para realização de uma audiência pública. Na próxima semana, dia 14, a CPI realizará encontro em Cascavel, encerrando os seus trabalhos no próximo dia 17.
O presidente da CPI, deputado Adelino Ribeiro (PSL), afirma que esta é a oportunidade de a população apresentar suas reclamações e sugestões no que diz respeito aos planos de saúde. “Todos os segmentos da sociedade estão convidados a participar do encontro. Vamos discutir, ouvir os relatos de médicos, pacientes e dos próprios planos de saúde que queiram participar. Todas as informações que levantarmos serão importantes para a conclusão dos nossos trabalhos”, afirmou.

A CPI dos Planos de Saúde foi criada após várias reuniões realizadas na Assembleia Legislativa do Paraná pela Comissão de Defesa do Consumidor, atendendo reclamação dos prestadores de serviço com relação aos honorários médicos. “Os médicos nos procuraram e reclamaram que estão há dez anos sem reajuste em seus honorários. Nesse período, segundo a Associação Médica, a mensalidade dos planos cresceu 160%, enquanto a inflação do período bateu a casa dos 100%. Como consequência é que está ocorrendo um descredenciamento em massa em todo o Paraná, e a população está com cada vez menos opções de atendimento”, explicou o presidente da comissão.

Nos seis meses de atuação, a CPI realizou oitivas na Assembleia Legislativa ouvindo representantes da Associação Médica do Paraná, Associação Médica Brasileira, Sindicato dos Médicos, Conselho Regional de Medicina, Procon, Agência Nacional de Saúde Suplementar e representantes das operadoras dos planos de saúde. Também já realizou uma audiência pública em Ponta Grossa.

Além disso, a Comissão solicitou à Agência Nacional de Saúde Suplementar o envio de uma série de documentações que serão importantes para a conclusão dos trabalhos. “As reclamações contra os planos de saúde no Paraná são muitas. A ANS sabe disso, tanto que há algumas centenas de processos administrativos e multas. O problema é que a Agência criada para regular o setor não está cumprindo o seu papel adequadamente, deixando a desejar na fiscalização e no cumprimento de normas que ela própria cria. Por isso esse descontentamento dos prestadores de serviço e da própria população”, concluiu o deputado Adelino.