Cuidados básicos podem evitar acidentes domésticos com idosos Estudos da Funeas mostram que cerca de 75% das quedas com idosos ocorrem em suas residências.

03/06/2019 16h16 | por Jaime S. Martins
Cuidados básicos podem evitar acidentes domésticos com idosos

Cuidados básicos podem evitar acidentes domésticos com idososCréditos: Arte: Vinícius Leme/Alep

Cuidados básicos podem evitar acidentes domésticos com idosos

Evitar o uso de tapetes, fixar barras nos boxes e próximos ao vaso sanitário para ajudar no apoio, melhorar a iluminação. Essas e outras medidas simples podem ser adotadas nas residências com pessoas idosas para diminuir o risco de quedas e, assim, evitar complicações maiores. Segundo a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), 75% das quedas de pessoas idosas ocorrem nas residências. O índice de mortes originárias das quedas, também assusta.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que 40% das mortes na terceira idade têm relação com as quedas. Diante desses números alarmantes, em 2016 os deputados votaram na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) projeto que deu origem à lei 18952/2017 que criou a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos, proposto pelo deputado Reichembach (PSC). O período dedicado para o alerta de prevenção aos acidentes com os idosos é a primeira semana do mês de junho, quando devem ser realizados palestras, debates e campanhas para orientar a população.

"Pensar que a queda nunca acontecerá também é um risco, pois impede a prevenção. A maioria das quedas é inesperada e pode acontecer a qualquer um, portanto, todos devem preveni-la", explicou Matheus Mokdese, coordenador da Política da Pessoa Idosa do Estado do Paraná.

Para o deputado Reichembach, o alerta tem que ser constante e a responsabilidade pelo bem-estar da população da melhor idade é de todos. “É um assunto muito sério, porque a nossa população idosa vem aumentando muito. É uma faixa etária em que as estruturas óssea e muscular ficam mais fragilizadas, com reflexos mais lentos e ocorre uma série de acidentes”, alertou. “É uma semana em que a Secretaria de Saúde orienta as suas regionais para desenvolveram campanhas, nos canais disponíveis, para levar essa orientação, não só para a população idosa, mas para todas as famílias, para toda a população, para que todos participem dessa semana e possam evitar acidentes, o sofrimento de seus familiares e evitar custos na estrutura pública de saúde”, completou Reichembach, lembrando que uma série de procedimentos simples podem ser adotados e que “com certeza, trazem resultados importantes. Como a população idosa vem crescendo, nós todos temos uma responsabilidade grande sobre ela”.

No Brasil, a população idosa é de 27 milhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o que corresponde a 13% da população brasileira. A estimativa é que em 2060, as pessoas com mais de 60 anos correspondam a 32% da população do país.

Dicas importantes para evitar acidentes domésticos:

- Mantenha os ambientes bem iluminados.

- Durante a noite, deixe algumas luzes acesas em locais de circulação, como banheiros, corredores ou quartos.

- Evite tapetes.

- Não deixe fios de luz, roupas, sapatos ou outros objetos espalhados pelo chão.

- Ao subir escadas, apoie-se no corrimão.

- Guarde objetos de usos frequentes em locais de fácil acesso. Não suba em bancos ou cadeiras para alcançá-los.

- Instale barras de apoio no banheiro, próximas ao vaso sanitário e no box do chuveiro.

- Mantenha os pisos secos e evite encerá-los.

- Mesmo dentro de casa, evite usar chinelos e pantufas. Prefira calçados de borracha e salto baixo.

- Ao andar na rua, preste atenção em raízes de árvores, buracos e obstáculos nas calçadas.

- Atravesse apenas nas faixas de segurança, com calma e respeitando o sinal.

- Não saia desacompanhado.