De vendedor de discos a deputado, conheça mais sobre André Bueno no "Fala Deputado" desta semana Ele cresceu participando de política e seguiu os passos do pai, o ex-deputado estadual e hoje prefeito de Cascavel, Edgar Bueno.

29/06/2016 10h39 | por Cláudia Ribeiro
Programa "Fala Deputado" com o deputado André Bueno ( PSDB).

Programa "Fala Deputado" com o deputado André Bueno ( PSDB).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Programa "Fala Deputado" com o deputado André Bueno ( PSDB).

Ele foi eleito deputado estadual pela primeira vez aos 34 anos, mas já conhece e sabe fazer política desde os 13, época em que vivia grudado no pai, Edgar Bueno, ex-deputado e hoje prefeito de Cascavel, no Oeste do Paraná, no período das campanhas eleitorais. “Eu ficava responsável por ajudar na montagem do som para os comícios. Estava sempre com ele, minha maior referência”, disse o convidado do programa da Rádio Assembleia.

E por falar em som e em boas lembranças, o deputado contou, durante o bate papo, que bem cedo também começou a trabalhar com o pai na famosa loja de discos “Discolândia”, sucesso de público e crítica na região Oeste do Paraná.  Lá se vendia tudo quanto é artigo musical:  vinil, fitas cassete, CDs...

Apesar dessa origem musical, André Bueno sonhava mesmo em ser jogador de futebol, mas só conseguiu ser amador. Também chegou a lutar jiu jitsu, mas o comércio falou mais alto. Da loja de discos foi direto para a presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cascavel e, mais tarde, para a presidência da Associação Comercial do município, cargo que acabou alavancando  a carreira política.

No primeiro mandato como deputado, foi um dos autores da lei da Ficha Limpa. “Ela é mais ampla que a lei nacional da Ficha Limpa, porque proíbe que candidatos com condenação na justiça também assumam cargos públicos, como de secretários de Estado”, diz.

Atualmente, no segundo mandato de deputado estadual, André Bueno se divide entre Curitiba, Cascavel e demais municípios da região que representa. E, claro, busca guardar um tempo para a família, pela qual tem uma paixão que vai muito além da política, da música e do comércio. Recém filiado ao PSDB, Bueno é casado há vinte anos e tem um casal de filhos.  O mais novo, piloto de kart, inspirou o jovem pai – André tem 40 anos – a apresentar o projeto da Lei de Incentivo ao Esporte. A mais velha, de 19 anos, estudante de Medicina, é parceira de balada e tem o mesmo gosto musical do pai. “Ser pai mais jovem, tem essas vantagens. Posso acompanhar meu filho nas corridas, sair junto com eles...  Gostamos do mesmo tipo de música. Somos companheiros mesmo”, se entusiasma.

Ciumento? “Até que não”, afirma. Mas bastam alguns minutos de conversa para admitir: “postei uma foto numa rede social no Dia dos Namorados com a minha filha e escrevi na legenda: ‘Nada melhor que a filha ao lado do pai no Dia dos Namorados’”, se entrega.  “Com o primeiro namorado foi difícil.  A gente acha que não vai chegar esse dia, mas ele chega, e a gente acaba se acostumando”.

Esse vínculo familiar pra lá de forte e outras histórias de André Bueno podem ser melhor conhecidos aqui no site da Assembleia. O programa “Fala Deputado” faz parte do novo momento da Casa, que busca aproximar o político da população. André aproveitou a entrevista para elogiar a iniciativa. “Essa nova fase da Assembleia, com as portas cada vez mais abertas para a sociedade, está nos deixando mais próximos da população, por meio dos programas tanto da TV Assembleia como da Rádio Assembleia. Tenho sentido isso quando vou para o interior. E isso é muito bom”, avaliou.

Ouça o Podcast relacionado