Democracia e combate à LGBTfobia são temas de audiência pública Evento, proposto pela Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná, será realizado na segunda-feira (17) Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia.

14/05/2021 09h46 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
A Retomada da Democracia e da Participação Social: o enfrentamento da LGBTIfobia é o tema da audiência pública que será realizada na segunda-feira (17) de forma remota na Assembleia Legislativa do Paraná.

A Retomada da Democracia e da Participação Social: o enfrentamento da LGBTIfobia é o tema da audiência pública que será realizada na segunda-feira (17) de forma remota na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Freepik

A Retomada da Democracia e da Participação Social: o enfrentamento da LGBTIfobia é o tema da audiência pública que será realizada na segunda-feira (17) de forma remota na Assembleia Legislativa do Paraná.

A Retomada da Democracia e da Participação Social: o enfrentamento da LGBTIfobia é o tema da audiência pública que será realizada na segunda-feira (17), às 9 horas, de forma remota na Assembleia Legislativa do Paraná.

O encontro, que terá transmissão pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo, é uma proposta da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia, presidida pelo deputado Tadeu Veneri (PT) e, na primeira parte dos debates, vai reunir profissionais, estudiosas e militantes que representam o movimento social organizado pela luta LGBTQI+ no Paraná.

Entre os temas abordados, o combate à violência, acesso à justiça, segurança pública, participação social, educação, saúde e participação no mercado de trabalho.

Na segunda parte, os convidados são os representantes da Secretaria de Segurança Pública (SESP/PR), da Secretaria de Justiça Família e Trabalho (SEJUF/PR), do Conselho Estadual de Direitos Humanos (COPED/PR), da OAB/PR, da ANAJUD, do Ministério Público do Paraná e da Defensoria Pública do Paraná.

LGBTFobia - No dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da classificação estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), ou seja, a partir desta data, a homossexualidade não foi mais classificada como doença, ganhando o reconhecimento de que é apenas um traço da personalidade da pessoa.

Com esta conquista, o dia 17 de Maio ficou conhecido como "Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia", uma data voltada à conscientização e à busca de ações que contribuam para o enfrentamento da discriminação contra o grupo LGBTQI+.O Dia representa um marco mundial anual importante para chamar a atenção das pessoas tomadoras de decisão, da mídia, do público, das empresas, de líderes de opinião, das autoridades locais e outras pessoas para a situação enfrentada por pessoas com uma orientação sexual, identidade ou expressão de gênero, ou características sexuais atípicas ou fora das normas de gênero.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação