Deputada Cloara Pinheiro (PSD) aumenta número de Procuradorias da Mulher para 123 em sete meses de atuação

06/09/2023 16h22 | por Assessoria Parlamentar

Diversas ações, reuniões e encontros foram desenvolvidos nos meses em que a deputada Cloara Pinheiro (PSD) esteve à frente da Procuradoria.Créditos: Valdir Amaral/Alep

A deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD) completa nesta sexta-feira (8) sete meses como Procuradora da Mulher do Paraná na Assembleia Legislativa. Durante esse período, mais 10 municípios instalaram oficialmente a Procuradoria da Mulher nas Câmaras de Vereadores, totalizando 123 em todo o Paraná.

“Assumi essa missão e, desde então, com muita responsabilidade e dedicação, tenho trabalhado para proteger e garantir segurança e acolhimento às nossas mulheres”, destaca a Procuradora.

Diversas ações, reuniões e encontros foram desenvolvidos ao longo desses meses. Em maio, por exemplo, a deputada Cloara Pinheiro reuniu mais de 300 pessoas no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná ao promover dois dias de palestras no 4º Encontro Estadual das Procuradorias Especiais da Mulher. Compareceram representantes de municípios de todo o Paraná e também de outros estados.

A Procuradora Cloara Pinheiro reforça a importância de ações que estejam cada vez mais perto da comunidade, para que o acolhimento seja feito da melhor maneira possível para a vítima. “Precisamos conhecer a realidade das mulheres que chegam até nós. Os municípios têm essa função essencial de nos aproximar da realidade de cada região”, afirma.

No mês de julho, junto com a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte (PSD), a Procuradora da Mulher promoveu em Londrina a caminhada de combate ao feminicídio. Pessoas de todas as idades e gêneros percorreram o centro da cidade pedindo o fim do pior crime de violência contra mulheres.

Já no início do mês de agosto, a Procuradoria da Mulher realizou a audiência pública com o tema: “O papel das instituições no combate à violência de gênero”, na Assembleia Legislativa. O evento reuniu representantes de diversos órgãos e instituições, que debateram a importância da união na promoção de medidas efetivas no combate aos mais diversos tipos de violência de gênero.

Dentre as ações mais recentes, a Procuradora Cloara Pinheiro viajou até Brasília para participar do 4º Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher, com representes de todo o país. Também participou de reuniões no Ministério das Mulheres, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Observatório Nacional da Mulher na Política, ONU Mulheres e na Procuradoria da Mulher do Senado Federal.

Atendimentos

Em 2023, até agosto, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná fez 243 atendimentos entre vítimas assistidas e mentorias, que são as orientações dadas para as procuradoras municipais e servidoras.

“A Procuradoria da Mulher é um órgão que defende o direito das mulheres, todos os direitos, seja na política, no hospital, no trabalho, na escola, em todos os lugares. Nosso trabalho, antes de tudo, acolhe quem a procura dando todo o suporte necessário para as mulheres”, ressalta a procuradora.