Deputada Cloara Pinheiro (PSD) é eleita vice-presidente na Comissão de Mulher da Unale

22/02/2024 15h44 | por Assessoria Parlamentar
"Meu intuito é priorizar políticas públicas para mulheres de todo o Brasil, mostrando as nossas leis sancionadas e também todo o trabalho realizado na Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná para que sirva de exemplo para todo o país”, reforça a nova vice-presidente.

"Meu intuito é priorizar políticas públicas para mulheres de todo o Brasil, mostrando as nossas leis sancionadas e também todo o trabalho realizado na Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná para que sirva de exemplo para todo o país”, reforça a nova vice-presidente.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

"Meu intuito é priorizar políticas públicas para mulheres de todo o Brasil, mostrando as nossas leis sancionadas e também todo o trabalho realizado na Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná para que sirva de exemplo para todo o país”, reforça a nova vice-presidente.

A deputada estadual e Procuradora Especial da Mulher, Cloara Pinheiro (PSD), foi eleita no dia 21 de fevereiro de 2024 como vice-presidente de Assuntos Políticos, na Comissão de Mulher da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

“Para mim é uma honra fazer parte da Comissão da Mulher e representar o Paraná na Unale. Meu intuito é priorizar políticas públicas para mulheres de todo o Brasil, mostrando as nossas leis sancionadas e também todo o trabalho realizado na Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná para que sirva de exemplo para todo o país”, reforça a nova vice-presidente.

A escolha é feita todos os anos e fazem parte das comissões deputados estaduais de todo o Brasil, que são selecionados de acordo com a atuação de cada um. Além da Comissão de Mulher, existem também as que abordam outros assuntos, como: de Saúde, das Cidades, de Agricultura, de Apoio à Fauna, de Defesa do Consumidor, entre outras. 

Comissão de Mulher (Unale)

Constituída em 2013, a Comissão de Mulher da Unale congrega a apresentação de projetos e políticas públicas em prol de todas as mulheres brasileiras. Nesta Pasta, a voz das parlamentares estaduais fortalece e objetiva a presença e a participação feminina na política do País. Assuntos como empoderamento feminino, igualdade de gênero, violência contra a mulher e saúde feminina estão entre as suas principais discussões.

“Temos reunião marcada nos próximos dias para apresentação de todos os membros. Vou trabalhar para que o combate a violência contra a mulher seja uma das nossas prioridades, com políticas públicas para as mulheres para que nós tenhamos nossos direitos garantidos”, complementa Cloara Pinheiro, nova vice-presidente de Assuntos Políticos, na Comissão de Mulher da Unale.

Na Comissão são desenvolvidas ações sequenciais para se estabelecer atitudes concretas de promoção da mulher no cenário político, econômico e social. Seminários, palestras, reuniões e campanhas estão entre elas. Com a integração de mulheres parlamentares e ativistas de todos os estados, a Comissão também trata de temas específicos, dentre eles, a inclusão social de mulheres indígenas, do campo, ribeirinhas e quilombolas, o planejamento familiar e o propósito profissional.

União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale)

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) foi fundada em 1996 e é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega a união dos 1059 deputados estaduais da República Federativa Brasileira.

A entidade prima pela consolidação dos ideais comuns que buscam a garantia do cumprimento dos direitos e deveres dos estados para com a população. Atualmente, a Unale é a única entidade com reconhecimento legítimo perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) de representação dos 1059 deputados estaduais e das 27 Casas Legislativas do Brasil.

Neste sentido, a Unale tem a missão de assumir a defesa dos interesses estaduais coletivos, divulgar as ações legislativas, buscar parcerias para seu aperfeiçoamento e qualificação junto a órgãos e entidades representativas nacionais e internacionais, difundir a importância do legislativo estadual no sistema democrático e promover o debate permanente de grandes temas de interesse do país.

Por meio do conquistado reconhecimento nacional e internacional, a Unale valoriza o trabalho do parlamentar estadual, que exerce direta e indiretamente o poder do povo, sugerindo e acompanhando projetos e medidas legislativas em tramitação no Congresso Nacional, que geram impactos na atuação do Poder Legislativo Estadual.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação