NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputada Luciana Rafagnin (pt)
16h11
por Jornalista: Thea Tavares / (41) 9658-7588
3 min de leitura
741 visualizações
Delegação de estudantes petistas do Paraná participa de encontro nacional em São Paulo nos dias 23 e 24 de março.Historicamente, o movimento estudantil secundarista e universitário é visto como um espaço de formação política e uma verdadeira escola de lideranças. Passaram por entidades como a UNE, UBES, UPE, UPES e UMESC inúmeras personalidades da política paranaense e nacional. Quem não se lembra ou ouviu falar de episódios como o enfrentamento da polícia montada do Exército pelos estudantes na Universidade Federal do Paraná em maio de 68, munidos de estilingues, bolinhas de gude, pedras e paralelepípedos? E da derrubada do busto do ministro da Educação da ditadura militar, Suplicy de Lacerda, do pátio da reitoria da UFPR? Da participação dos estudantes no movimento das Diretas Já? Das passeatas, no início da década de 90, contra a privatização do ensino nas universidades públicas? Dos “caras-pintadas” e do “Fora Collor”? “A redemocratização do Brasil deve muito aos estudantes, assim como aos sindicalistas, aos movimentos sociais e ações pastorais das igrejas”, afirma a deputada estadual Luciana Rafagnin, vice-presidente do PT-PR.Mas como o movimento estudantil não vive apenas do seu passado de resistência, ele está empenhado em participar ativamente das grandes transformações na política de educação, no acesso à escola e na melhoria da qualidade de ensino. A coordenação regional do PT no Sudoeste também quer contribuir para fortalecer a intervenção do movimento estudantil na sociedade e apoiar suas lutas. A própria Secretaria Estadual de Juventude do Partido realizou recentemente uma plenária com estudantes universitários e secundaristas, filiados ao PT, para discutir política pública nessa área, o papel do estudante como agente de transformação da sociedade e escolher delegados para participarem do Encontro Nacional de Estudantes Petistas, que acontecerá nos dias 23 e 24 de março em São Paulo. Os estudantes Amanda Jaqueline Teixeira, Diego Aguilera, Diego Adancheschi e Reginaldo Nascimento compõe a delegação paranaense.O PT do Sudoeste quer reativar o trabalho com a juventude do partido e dar uma atenção especial às demandas do movimento estudantil na região. O estudante Yuri Vilmar Vicelli, de Francisco Beltrão, lembra que o fortalecimento do movimento estudantil é uma necessidade para revitalizar as bases da atuação política. “Além da conquista de um diploma e da formação profissional, técnica, é preciso que a educação seja uma ferramenta de desenvolvimento humano e social, que promova o pleno exercício da cidadania”, diz Vicelli. Ele, que é militante petista, acredita que seja também função da organização estudantil e das escolas semear nos estudantes, por meio da formação política, o compromisso com a qualidade de vida no local em que vivem.Contatos: Tiago Andrey, secretário estadual de juventude do PT - (43) 9948-0302, 3374-1226 e 3374-1227; Quelimar Saggin – (46) 9911-5955 – membro do coletivo de Juventude do PT-PR e do PT Jovem da Regional Sudoeste; Deputada Luciana Rafagnin – (41) 3350-4087 / 3350-4249 – Em Francisco Beltrão: (46) 3524-0939.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais