Deputada Luciana Rafagnin (PT) defende que Estado reduza alíquota do ICMS
Em discurso na tribuna durante a sessão plenária desta segunda-feira (25), a líder do bloco PT-PDT, deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) ao se posicionar favorável à redução do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), cobrou do
Em discurso na tribuna durante a sessão plenária desta segunda-feira (25), a líder do bloco PT-PDT, deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) ao se posicionar favorável à redução do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), cobrou do governo a redução também para a alíquota do ICMS (índice mais comum, que incide sobre a maior parte dos produtos e serviços comercializados em cada estado), um dos mais caros do país.
A parlamentar lembrou que, desde 2014, o Paraná vem praticando uma das alíquotas de ICMS mais altas do país. “Em 2014, passamos de 12% para 18%. Em 2022, o percentual subiu para 19% e, em 2024, chegou a 19,5%, impactando itens essenciais como energia elétrica, água mineral, bebidas alcoólicas, entre outros. Sempre nos posicionamos contra esses aumentos”, destacou.
“Na época o governo não recuou da proposta, mesmo sabendo que 97% dos paranaenses eram contra a medida de acordo com pesquisa encomendada pelo setor produtivo”, destacou.
A parlamentar ainda relembrou que, apesar da resistência do setor produtivo, dos prefeitos e da oposição, que argumentaram que os efeitos poderiam ser nocivos para a economia paranaense, com um possível desestímulo da competitividade, a aprovação ocorreu durante a última sessão plenária de 2024, após oito dias de tramitação.
Notícias Relacionadas
Deputada Luciana Rafagnin (PT) reforça apoio ao fim da escala 6×1 e critica proposta de jornada de sete dias consecutivos
Além do discurso em plenário, a parlamentar protocolou requerimento solicitando o envio de expediente aos senadores da República em apoio à PEC que acaba com a escala 6×1.
Leia maisVoto de Pesar reconhece legado de Zenaide Rodrigues dos Santos na agricultura familiar
Requerimento foi protocolado na Casa pela deputada Luciana Rafagnin (PT).
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) homenageia Escola Irmão Cirilo e Assentamento Missões pelos 30 anos de luta, resistência e organização coletiva
De acordo com a parlamentar, as homenagens reconhecem a trajetória de luta, organização comunitária e defesa da educação do campo e da agricultura familiar no Sudoeste do Paraná.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) apresenta projeto que reconhece General Carneiro como Capital Paranaense Cabocla do Contestado
A proposta busca valorizar a memória histórica, cultural e a resistência do povo caboclo da região Sul do Paraná.
Leia mais