Deputada Luciana Rafagnin (PT) destaca avanços na reforma agrária e decisão do STF sobre acampamento em Reserva do Iguaçu
A deputada Luciana Rafagnin (PT) destacou, em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a publicação de sete decretos do Governo Federal que declaram áreas de interesse social para desapropriação e assentamento de trabalhadores rurais. A medida beneficia estados como Paraná, Rio Grande do Sul, Pará e Minas Gerais e reforça o compromisso do governo Lula com a reforma agrária.
Luciana também enalteceu a entrega de 12.297 lotes de terra para famílias de 138 assentamentos rurais em 24 estados, anunciada pelo presidente Lula na última sexta-feira (7), em evento realizado em Campo do Meio (MG). Além disso, o governo federal anunciou R$ 1,6 bilhão para crédito de instalação em 2025, com recursos destinados à habitação, apoio inicial e incentivo a jovens e mulheres no campo.
“O presidente Lula prometeu e está cumprindo. O anúncio feito na sexta feira reforça o compromisso do governo federal com a reforma agrária no Brasil. Nosso povo quer terra. Terra para plantar alimentos saudáveis, terra para produzir e colocar comida na mesa dos brasileiros”, enfatizou.
A deputada ressaltou ainda a criação de cinco novos projetos de assentamento, financiados pelo orçamento da União, e a transferência de terras públicas para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), ampliando a política de regularização fundiária no país.
Decisão
Durante seu discurso, Luciana Rafagnin fez uma defesa contundente do Acampamento Resistência Camponesa, localizado em Reserva do Iguaçu, no Paraná. A área, ocupada há quase 20 anos por 110 famílias, estava ameaçada de despejo, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu suspender a reintegração de posse.
"A gente fica feliz com essa decisão porque sei que essas famílias podem dormir mais sossegadas. Elas não estão apenas sonhando com a reforma agrária, elas estão agindo, produzindo e alimentando a economia do município", declarou a deputada.
Luciana também ressaltou a importância da luta das famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na região e destacou o reconhecimento do próprio prefeito de Reserva do Iguaçu sobre o impacto positivo dos assentamentos. "Ele afirmou que a maior produção do município vem dos três assentamentos da região. São trabalhadores que fazem a terra improdutiva se tornar produtiva e que agora podem continuar sua luta pela terra e pela dignidade", concluiu.
Notícias Relacionadas
Deputada Luciana Rafagnin (PT) defende valorização dos profissionais da educação
A parlamentar ressaltou que a luta pela reestruturação das carreiras representa uma questão de justiça para os profissionais que atuam diariamente nas escolas paranaenses.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) propõe Voto de Congratulações pelos 50 anos da APAE de Francisco Beltrão
A homenagem reconhece a trajetória da entidade na defesa da inclusão, da educação especial e dos direitos das pessoas com deficiência.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) reforça apoio ao fim da escala 6×1 e critica proposta de jornada de sete dias consecutivos
Além do discurso em plenário, a parlamentar protocolou requerimento solicitando o envio de expediente aos senadores da República em apoio à PEC que acaba com a escala 6×1.
Leia maisVoto de Pesar reconhece legado de Zenaide Rodrigues dos Santos na agricultura familiar
Requerimento foi protocolado na Casa pela deputada Luciana Rafagnin (PT).
Leia mais